Zanetti é ‘batizado’ na linguagem de sinais nas Olimpíadas Escolares

- Matéria
- Mais Notícias
Arthur Zanetti estreou nesta quinta-feira como embaixador das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, que acontecem em Cuiabá (MT). Durante a tarde, ele deu palestra para cerca de 120 estudantes de escolas públicas da cidade. Entre eles, 30 do Centro Educacional de Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA).
Um dos alunos do CEAADA, Alessandro Arruda, criou para Zanetti um sinal que será seu nome na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). O gesto é a letra A, em LIBRAS, com o punho próxima à boca, inspirado numa fotografia do ginasta em que ele aparece beijando a medalha de ouro, conquistada na prova de argola da ginástica olímpica, na Olimpíada de Londres. A escolha do nome em LIBRAS para o atleta é uma homenagem dos deficientes auditivos, pois normalmente um gesto que nomeia a pessoa só é concedido quando se aprende e trabalha com a linguagem de sinais.
- Fiquei muito feliz, nunca tinha dado palestra para deficientes auditivos. Achei muito interessante o gesto com meu nome e fiquei muito grato - disse Zanetti.
Durante a palestra, o ginasta contou aos estudantes os desafios de conciliar treinamentos com a escola, falou sobre a rotina de treinos, alimentação e relação com a família, além, claro, do triunfo em Londres:
- A emoção de conquistar uma medalha de ouro na Olimpíada é enorme, pois não é fruto só de quatro anos. Foram 12 anos da minha vida investindo nisso. Com certeza, 2012 foi um ano perfeito. Mas antes de 2016, quando espero defender meu título em casa, quero conquistar ainda um Mundial e um Pan Americano.
As Olimpíadas Escolares terminam no sábado e as últimas modalidades sendo disputadas são o handebol e o basquete. Zanetti ainda ficará sexta-feira em Cuiabá e deve assistir a alguns jogos e interagir com os competidores. Depois, vai para o Japão, onde disputará a Copa Toyota, nos dias 15 e 16.
*A repórter viaja a convite do COB
- Matéria
- Mais Notícias