menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Uefa aceitará clubes turcos em seus torneios

Dia 27/10/2015
20:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Uefa anunciou nesta terça-feira que, apesar do escândalo de combinação de resultados vivido na Turquia e que afeta, entre outros, o Fenerbahçe e o Trabzonspor, classificados para a Liga dos Campeões, não impedirá a inscrição de equipes do país em competições continentais.

A polícia turca efetuou nesta segunda-feira várias detenções em relação ao suposto escândalo de partidas arranjadas e deteve cinco pessoas, entre elas o presidente do Trabzonspor (vice-campeão turco), Sadri Sener e o ex-presidente da Federação de Futebol da Turquia, Mahmut Özgener.

A notícia chegou apenas um dia depois que o tribunal que investiga o caso ordenasse a entrada em prisão preventiva de Aziz Yildirim, o milionário empresário que preside o Fenerbahçe, que venceu o Campeonato Turco na última temporada e conta com os brasileiros Fábio Bilica, André Santos, Cristian e Alex.

A Uefa assinala em comunicado que está totalmente ciente das acusações de combinação de resultados que afeta alguns clubes, pessoas e jogadores, e que está acompanhando de perto o caso e em permanente contato com a federação.

- Não há dúvidas de que este é um caso complexo que segue evoluindo, mas as partidas sob suspeita estão claramente sob a jurisdição esportiva da Federação de Futebol da Turquia e do sistema jurídico turco. A Uefa, portanto, não pode comentar os possíveis resultados - afirmou a entidade, através de comunicado oficial.

Quanto à participação dos clubes turcos nas competições de clubes, a Uefa diz ter plena confiança que a Federação Turca apresentará os nomes dos clubes que têm direito a participar, baseando-se exclusivamente em seus méritos esportivos, e que neste caso tomará as medidas necessárias com a informação que tiver à disposição.

- Levando em conta a informação recebida até agora pela Uefa, não há motivo, segundo seus estatutos e regulamentos, para proibir a inscrição de qualquer um dos clubes que estão envolvidos atualmente nas investigações efetuadas na Turquia - acrescenta a nota, na qual o organismo pede para ser informado sobre a evolução do caso.

Na semana passada, 61 pessoas foram detidas, das quais 26 ainda estão sob detenção, entre as que destacam dois vice-presidentes do Fenerbahçe, Sekip Mosturoglu e Olhan Eksioglu, o presidente do Sivasspor, Mecnun Odyakmaz, o técnico do Eskisehirspor, Bülent Uygun, e o presidente do Giresunspor, Ömer Ülkü.

Já o presidente do Besiktas, Yildirim Demirören, foi convocado a depor como suspeito, mas não será preso.

Por enquanto, o único nome estrangeiro envolvido no caso é o do nigeriano Emenike, recém contratado pelo Fenerbahçe, que foi obrigado a passar uma noite no centro de detenção para imigrantes ilegais de Istambul.

  • Matéria
  • Mais Notícias