STJD pune o Brasil de Pelotas e Santo André se garante na Série C
- Matéria
- Mais Notícias
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta quinta-feira o caso envolvendo o atleta Cláudio do Brasil de Pelotas. O clube gaúcho acabou condenado e como punição perderá seis pontos no torneio nacional. Dessa maneira, o Santo André garantiu sua permanência na Série C do Brasileirão, em 2012.
Em 2010, Cláudio defendia o Ituiutaba-MG e acabou sendo expulso na última partida da Série C. Pelos regulamentos da CBF, o jogador teria que cumprir suspensão automática na partida seguinte em qualquer torneio nacional que fosse. Neste caso, esta partida seria a que o Brasil de Pelotas venceu o Santo André por 3 a 2. Entretanto, o lateral-direito jogou a partida.
Sendo assim, Joinville e Santo André entraram com uma denúncia no STJD contra o time gaúcho. Em primeira instância, o tribunal absolveu o time gaúcho. Porém, no segundo julgamento, e definitivo, o Brasil de Pelotas acabou sendo condenado.
Como punição, o time gaúcho perderá os pontos da partida em que Cláudio estava suspenso e atuou (Santo André e Brasil de Pelotas), e mais três pontos. Como a equipe de Pelotas estava com sete pontos, agora tem apenas um. Faltando uma rodada para o fim da primeira fase, o Brasil já está rebaixado para a Série D.
No julgamento, o argumento que os gaúchos utilizaram é de que o atleta teria cumprido a suspensão no estadual. Porém, o procurador que analisou o caso não aceitou a este argumento.
- O atleta é punido em um campeonato nacional e não cumpre. O argumento é que cumpriu em um campeonato estadual. É um absurdo – disse o procurador Paulo Schmitt, ao "Diário do Grande ABC".
A partida entre Santo André e Brasil de Pelotas, que será disputada no próximo domingo, apenas será realizada para cumprir tabela.
- Matéria
- Mais Notícias