menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sem falsidade: Tite encontra seu fake e sela a paz no CT

Dia 27/10/2015
21:44

  • Matéria
  • Mais Notícias

Foram dois apertos de mão, um abraço e pedidos mútuos de desculpas. Tudo isso em 15 minutos de conversa, em encontro promovido pelo LANCENET!. A pedido da reportagem, Tiago Nazaré deixou Pindamonhangaba, a cerca de 145 km da capital, para conhecer o técnico Tite, na última sexta-feira.

Quiz do duelo fake x real

E, sem qualquer falsidade, o treinador do Timão e o técnico em informática de 29 anos se encontraram em clima cordial no CT, após o treino. Reação muito diferente da que teve o gaúcho em março de 2011, quando foi questionado pela primeira vez sobre o seu perfil fake no Twitter.

– Se ele me encontrasse logo que ficou sabendo do fake, eu não ia querer vê-lo (risos) – brincou Tiago, definindo o sentimento: "Tensabilidade.

TV LANCE! promove encontro entre Tite e seu 'fake'. Veja!

Com sorrisos, Tite recebeu o dono do @adenor_tite e ouviu:

– Peço desculpas pelo começo, se pareceu pejorativo, mas é como uma homenagem.

Muito mais calmo do que quando usou palavras como "vagabundo" para se referir ao seu imitador, Tite elogiou a brincadeira feita pelo fã:

– No início eu fiquei chateado, até porque não sabia aquilo que poderia ser dito em meu nome. Mas vi que era uma ironia fina e inteligente.


Viciado em internet, já havia criado fakes da cantora Vanusa e do ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho. Mas, no início de 2011, apostou em Tite. Corintiano, passou a acompanhar com atenção as entrevistas dele repetindo na rede o vocabulário. O boom de seguidores veio com a repercussão:

– Vamos dizer que o Tite mordeu a isca quando falou aquilo (veja abaixo). É como colocar um apelido e a pessoa não gostar. Ganhei seguidores.

E não foram poucos. De 200, viu saltar para 10 mil em alguns meses. Hoje, são quase 23 mil. E foi para eles que Tite real escreveu mensagem. Após pensar, enviou aos seguidores de seu fake a frase abaixo. E selou:


– Fizemos as pazes, ele não é mais um vagabundo.

Da mesma forma sincera, ele encara o Paulista, às 16h, no Pacaembu, pelo Paulistão Chevrolet, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!. Vice-líder, garante que o time segue motivado para terminar a primeira fase na ponta da tabela. Quer a "liderabilidade", diria @adenor_tite.

Bate-Bola com Tite durante o encontro com seu fake

O Tite fake costuma falar que gosta muito de volantes...
Eu queria ver se ele (Tiago) fosse torcedor do Grêmio, que nesse último jogo contra o Ipatinga  jogou com três zagueiros e três volantes (vitória de 1 a 0, pela Copa do Brasil). O que ele ia falar? Nós jogamos com um só (risos).

Ele tem a sua permissão para continuar com o fake?
Está tranquilo, a partir do momento que vi que a brincadeira tinha outro caráter, considerei uma homenagem. E até meus filhos diziam: "Pai, ele é inteligente, tem uma ironia fina," e brincavam comigo em casa. A gente só brinca com quem a gente quer bem ou que de alguma forma admira.

E o Tite verdadeiro, não pensa em criar uma conta no Twitter?
Eu abri uma há uns três ou quatro anos, logo que saiu. Lancei umas nove mensagens, mas tem de ter talento, poder de síntese e saco para fazer (risos). Falei: "Isso não é para mim, larguei, fui..."

Já havia passado por isso?
No Sul tinha sim um vagabundo que ouvia minhas entrevistas e falava da minha esposa, dos meus dados pessoas, do que ia comer, onde ia. Fiquei botando pilha para ver se identificava. Não apareceu.

Bate-Bola com Tiago Nazaré
Técnico em informática e criador do perfil fake do técnico tite

O que achou do encontro?
Ele é o técnico do time que torço. Sempre temos críticas, mas a ele são muito mais elogios. Fiquei nervoso, sabia que ia acontecer, mas a ficha só caiu quando vi. Foi muito legal. Ele foi muito respeitoso, cordial e educado. É o que mostra ser mesmo na TV.

Quais as palavras preferidas do @adenor_tite no Twitter?
Luz e equilíbrio sempre tem de usar. E as palavras com "bilidade" no final. Brinco muito com volantes também. Tem uma palavra que ele usa muito que é: externar.

Apesar de dizer que se trata de um perfil falso, muita gente acha que é o Tite. Te pedem ajuda?
Tem muitos casos. Eles dizem: "Tite, me dá uma chance". Aí eu brinco: "Você é volante?" (risos).

O seu perfil pessoal no Twitter não tem muitos seguidores, ao contrário do fake do Tite...
Não me importo, a maioria dos meus amigos do Twitter já sabe, mas eles não divulgam, senão teria triplicado. Mas eu não ligo.

Por que revelar a identidade?
Aceitei porque já passou um ano de brincadeira. Acho até que a melhor fase já passou. E por ter sido uma chance de conhecer o Tite e o CT do meu time do coração.

As duas reações...

Os xingamentos
Em uma entrevista coletiva em 16/3/2011, um repórter perguntou ao técnico se ele sabia da existência de um perfil que levava o seu nome no Twiiter. Revoltado, Tite se afastou do microfone e xingou: "É o segundo filho da p... que faz isso. Não, a mãe dele não tem culpa. É um corno, sem vergonha, safado. Vai encontrar coisa melhor para fazer, cuidar do seu trabalho, sua família..."

Levou na esportiva
Três meses depois, em entrevista ao Portal UOL, Tite minimizou: "O fake é um vagabundo ocupado hoje (risos). Ele tem sido respeitoso, mas eu gostei que ele colocou isso é um fake. A partir do momento que ele coloca que é falso ou que ele está imitando, eu falo: Pôxa, é do jogo. O pessoal na rua brinca, meu filho brinca comigo. Levo na boa."








  • Matéria
  • Mais Notícias