menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Entre Seleção e São Paulo, Lucas começa nova maratona

Dia 27/10/2015
22:20

  • Matéria
  • Mais Notícias

O São Paulo segue nesta quarta-feira sua preparação para o jogo contra o Atlético-MG, daqui a uma semana. Paulo César Carpegiani já adiantou que conta com Lucas para a partida, mas não terá o meia-atacante nos treinos. Nesta quarta ele viaja para Goiânia, onde se apresenta à Seleção Brasileira, que faz amistoso com a Holanda, no sábado.

Se Mano Menezes colocar o são-paulino em campo nos dois amistosos, ele jogará três vezes em cinco dias. Empolgado, o camisa 7 não se importa, mas já cogita um eventual cansaço após a sequência.

– Quem tem 18 anos tem de estar pronto para tudo. No Sul-Americano era um jogo a cada três dias. Se precisar de mim, estou aí. Mas se tiver cansado, vou falar com ele (Carpegiani), para jogar apenas uns 45 minutos – declarou ontem.

Não é a primeira vez que Lucas encara uma maratona. Neste ano já foram duas, sempre devido à Seleção Brasileira. Quando retornou do Sul-Americano Sub-20, ele seguiu direto para a Paraíba, onde o Tricolor fez sua estreia na Copa do Brasil. No fim de março, ao voltar do amistoso contra a Escócia, em Londres, o meia foi novamente para o Nordeste, daquela vez para Recife.

Menos de um mês depois, na véspera do jogo contra a Lusa pelas quartas de final do Paulistão, Lucas sentiu um estiramento no adutor da coxa direita e ficou afastado dos campos por duas semanas, perdendo partidas decisivas contra Santos (Paulistão) e Avaí (Copa do Brasil).

– Como o atleta é jovem, às vezes está um pouco cansado e omite porque tem vontade de jogar, temos de ficar atento a isso para evitar lesões. Mas (a lesão) não é uma coisa que seja verdadeira. Tanto pode acontecer, como pode não acontecer – explicou Riva Carli, preparador físico.

Para enfrentar o Atlético-MG com boas condições físicas, a recomendação será para o camisa 7 dormir bem e descansar, sem esquecer de boa alimentação. Por enquanto, o São Paulo não revela qual será a logística para levá-lo até Sete Lagoas, mas a tendência é de que ele durma em São Paulo e viaje no dia do jogo.

A importância de Lucas para o time se comprova nos números. Com ele, a equipe tem 77% de aproveitamento. Sem, o desempenho cai para 57%. Contra o Figueirense, Carpegiani chegou a dizer que só o garoto seria capaz de resolver o jogo. No fim, foi o que aconteceu.

Ciente do potencial de Lucas, o treinador quer escalá-lo o máximo possível. Só é preciso ter cuidado para ele não voltar a ser desfalque...



Confira bate-bola com Riva Carli, preparador físico do São Paulo, ao LANCENET!

LANCENET!: Como vai ser o tratamento com o Lucas para jogar quarta-feira?
Riva Carli: O que ele tem de ter é a recuperação. Uma recuperação muito grande, já que tem uma capacidade boa. Mas é evidente que o jogador sente, não tem como. Então, parte muito do jogador, que precisa dar os sinais para nós e para o Carpegiani. Temos de estar observando o atleta, monitorando o tempo todo.
 
LANCENET!: Já definiram a programação?
Riva Carli: Vai depender do volume de trabalho que tiver (na Seleção), do tempo que jogar, se vai entrar jogando. Se atua 90 minutos e tem desgaste grande, tem de ser reavaliado. Mas se joga meio tempo, 15 minutos, vamos ver. A partir desse momento, vamos ter uma ideia.

LANCENET!: É possível jogar os 90 minutos das duas partidas?
Riva Carli: Com certeza, o atleta vai sentir, então tem de monitorar. Todos da comissão trabalham nesse sentido. A partir do momento em que a situação está boa ou ruim, o Carpegiani é que vai decidir o que fazer.

LANCENET!: A recente lesão atrapalha?
Riva Carli: A lesão (coxa direita) foi pequena. Não foi algo que prejudica, futuramente. Está bem, foi bem nos testes, é coisa que não existe mais.



Veja como vai ser a semana de Lucas:

Quarta-feira
Lucas tem de estar em Goiânia ao meio dia para se apresentar à Seleção. Às 16h, grupo treina no Serra Dourada.

Quinta e sexta-feira
Mano Menezes comanda um treinamento em cada dia.

Sábado
Amistoso contra a Holanda está marcado para as 16h10. Cinco horas depois, delegação pega voo para São Paulo, onde continua concentração.

Domingo e segunda
Entre um amistoso e outro, dois treinos, um em cada dia.

Terça-feira
Amistoso contra a Romênia, que marca a despedida de Ronaldo, acontece às 21h50, exatas 24 horas antes do jogo do São Paulo.

Quarta-feira
Depois de jogar no Pacaembu, Lucas tem de voar para Sete Lagoas (MG), onde enfrenta o Atlético-MG.

  • Matéria
  • Mais Notícias