Rio 2016: arquitetos contestam resultado de concurso
- Matéria
- Mais Notícias
Sob a alegação de impedimento legal e favorecimento, arquitetos do Paraná estão dispostos a entrar na Justiça para impugnar o resultado do Concurso Porto Olímpico, realizado em parceria entre a prefeitura carioca e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). A alegação dos descontentes foi a de que o projeto vencedor da seleção pertence a João Pedro Backheuser, que integra a diretoria da entidade de classe carioca.
– Tem uma questão ética, aí, que é complicada. Isso é um fato grave. Esse tipo de coisa não pode mais ocorrer no Brasil. Tem de ser debatido – disse o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBea-PR), Gustavo Canhizares Pinto.
De acordo com o presidente da AsBea-PR, na segunda-feira, ele fará um pedido em nível nacional para um movimento ser criado e o caso levado à Justiça.
Antes dos descontentes paranaenses, o IAB-RJ recebeu dois pedidos de recursos e julgou-os improcedentes. Em um deles, impetrado pela arquiteta Roberta Barbara Jardim Póvoa, foi citado que João Pedro é filho de João Carlos Backheuser, dono da Carioca Engenharia, empreiteira integrante do consórcio Porto Novo, responsável pelas obras de infraestrutura na Zona Portuária.
– João Pedro é membro do Conselho Deliberativo. Um órgão que não é de diretoria. Nada há de irregular. Estão querendo tumultuar um concurso que foi feito dentro da moralidade e ética. O regulamento que usamos foi instituído pelo IAB nacional – frisou o presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães.
O presidente do IAB reforçou que não existe a possibilidade de João Pedro ter sido beneficiado por informações privilegiadas.
O concurso do Porto Olímpico foi realizado para se determinar onde ficarão as instalações olímpicas que serão erguidas na região portuária. Estão previstas para serem erguidas no Porto: parte das Vilas de Mídia e Árbitros; Centro de Monitoramento e Operações (MOC); Centro Operacional de Tecnologia (TOC); Centro Principal de Distribuição (MDC); Centro de Distribuição de Uniformes (UAC); Centro Principal de Credenciamento (MAC); Centro de Mídia não credenciada.
Com a Palavra
João Pedro Backheuser
Arquiteto
"Esse é o tipo de acusação equivocada. O regulamento é o aprovado no diretório nacional do IAB. Se querem contestar, que levem uma proposta de revisão para o IAB. Nada me impede, fiz tudo certo. O IAB-RJ já se manifestou e estou tranquilo. Fico feliz em saber que não há uma crítica técnica ao projeto. Só elogios. Querem criar algo em cima do que não existe."
- Matéria
- Mais Notícias















