menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Recesso do Brasileirão: clubes adotam soluções ‘caseiras’ no período

Dia 01/03/2016
00:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com a realização de três jogos na última quarta-feira, todos os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileirão estão, a partir desta quinta, desfrutando de um recesso na competição até o próximo dia 6 de julho, em razão da Copa das Confederações, cujo início é no sábado. Mas apenas dois deles aproveitarão esse período para deixar o Brasil: Cruzeiro e Fluminense, que ficarão oito e doze dias, respectivamente, nos Estados Unidos – onde até se enfrentarão com suas equipes reservas.

A maioria dos clubes (veja abaixo) não deixarão as suas cidades assim que os jogadores se reapresentarem dos dias de férias/folgas concedidos – no caso do Vasco, a reapresentação foi ontem, após três dias de descanso. São 11 ao todo, incluindo São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG e o próprio Vasco.

Já Botafogo, Coritiba, Internacional, Ponte Preta e Náutico buscaram alternativas. O Timbu, por exemplo, participará de um torneio no Rio Grande do Norte com os locais ABC, Alecrim e América-RN

O Internacional, por sua vez, não recebeu convites para deixar o país, mas fará um período de treinamentos em Viamão - Cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre - e um amistoso em Rivera (URU), contra o uruguaio Cerro, no dia 29.

– Valorizaremos a preparação dos jogadores para a sequência da temporada, com jogos de quarta a domingo. Seria possível excursionar nesse período, mas teríamos de abrir mão de algo – disse Newton Drummond, diretor executivo de futebol do Inter, ao LANCE!Net.

Veja a programação dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro


COM A PALAVRA
Pedro Trengrouse
Coordenador de Projetos da FGV-RJ

Se tiverem propostas, devem excursionar

O futebol brasileiro nunca precisou ser paralisado por causa da Copa das Confederações. Este ano a situação é diferente porque o Brasil é o país-sede. Então os clubes não estão acostumados com esta folga no meio do ano, e por isso não há um padrão de como agir nesse período.
Acredito que os clubes que tiverem propostas boas financeiramente para excursionar fora do país devem aceitá-las, pois não é sempre que essas oportunidades aparecem para os clubes brasileiros.

É melhor do que dar férias aos jogadores e quebrar o ritmo. Isso pode prejudicar o clube, principalmente numa competição internacional como a Copa Libertadores, já que nos outros países o calendário não foi interrompido. o Atlético-MG, que está disputando a competição, pode entrar enfraquecido nas semifinais, porque seus adversários estão jogando normalmente, e isso faz diferença.

  • Matéria
  • Mais Notícias