menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

'Push to pass' é garantia de boa corrida na Stock Car

Dia 27/10/2015
21:53

  • Matéria
  • Mais Notícias

Cacá Bueno e Max Wilson disputam neste domingo o título da Stock Car no Velopark e uma arma muito importante para ambos é o botão de ultrapassagem, conhecido como "push to pass". A cada etapa, cada piloto tem direito a um número pré-determinado de disparos, que dão um ganho de potência ao motor para facilitar as manobras.

Na temporada deste ano, várias corridas foram decididas pelo uso do "push" no momento exato. Como o número de disparos é limitado – no Velopark serão dez –, não adianta gastá-los nem tanto no começo, nem tanto no fim da prova.

– Vai funcionar muito bem aqui no Velopark como funcionou em quase todas as pistas neste ano. A diferença é que aqui não há retas tão longas, mas, em contrapartida, as curvas de acesso são lentas, então você consegue entrar bem colado no carro da frente – explicou ao LANCENET! Cacá Bueno, que pode faturar hoje o tetracampeonato.

O sistema, que funciona por intermédio de um botão no volante tornou as provas mais emocionantes, pois é possível para o piloto que está sendo atacado usar a mesma arma para se defender – na Fórmula 1, a crítica à asa móvel é que só quem está atrás pode usar o dispositivo e o piloto da frente fica indefeso, o que torna a manobra fácil.

– A estratégia fica bem maleável. O uso depende de onde você larga. Os primeiros no grid não ficam trocando "push", não vale brigar no começo e guardar para o fim. Quem está atrás, precisa usar logo para ganhar posições de qualquer forma – comentou Popó Bueno.

Para o colunista do LANCE! Ricardo Zonta, o instante em que o piloto aperta do botão é decisivo para o sucesso das manobras:

– Os pilotos têm muito mais chances de atacar e proteger. Uma das grandes emoções da Stock Car é esse botão. O acionamento precisa ser feito na tomada da curva, para a potência entrar na saída.

  • Matéria
  • Mais Notícias