menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Prata em Londres, Goalball vai em busca de 'gigantes'

As imagens de Fluminense 3 x 1 Santos (Foto: Alexandre Loureiro)
imagem cameraAs imagens de Fluminense 3 x 1 Santos (Foto: Alexandre Loureiro)
Dia 27/10/2015
21:31

  • Matéria
  • Mais Notícias

O placar elástico na final da Paralimpíada de Londres, 8 a 1 para a Finlândia, nesta sexta-feira, no Copper Box, não reflete a evolução que a Seleção Brasileira masculina de goalball obteve em quatro anos.

continua após a publicidade

Na primeira fase, venceu os europeus (potência mundial e campeões paralímpicos em Atlanta-1996) por 6 a 5 e chegou à final dos Jogos pela primeira vez. Impulsionado pelo faro goleador de Romário, artilheiro em Londres-2012 com 23 gols, o Brasil saltou do 11 lugar em Pequim-2008 para uma inédita medalha de prata.

– Mostra que o goalball deixou de ser pano de fundo para virar elite do esporte paralímpico brasileiro. Com mais treinos, mais jovens sendo desenvolvidos, podemos chegar ainda mais longe – afirmou o técnico Alessandro Tossim.

continua após a publicidade

Desenvolver novos garotos, nas palavras do treinador brasileiro, também significa aumentar o tamanho da Seleção. A equipe que medalhou em Londres tem média de 1,75m de altura, cerca de dez centímetros a menos do que as principais potências. A meta é chegar ao 1,85m para os Jogos do Rio-2016.

– O goalball é tático, é ocupação de espaço. Faz a diferença ter uma equipe grande no esporte de alto rendimento – explicou Tossim, técnico da Seleção Brasileira desde 2009.

continua após a publicidade

Está nos planos também obter um software que ajuda a analisar jogadas, usado pela Finlândia, única seleção que dispõe dessa tecnologia.

Se a medalha foi motivo de muita festa para os brasileiros, o mesmo não se pode dizer do resultado da final. A Seleção foi para o intervalo perdendo por 6 a 0 e, na etapa final, teve a chance de diminuir em suas duas cobranças de pênalti, que foram desperdiçadas. Leomon Moreno, o mais jovem do grupo, de apenas 19 anos, fez o gol de honra – o mais aplaudido dos nove que os espectadores no Copper Box viram nesta sexta-feira.

  • Matéria
  • Mais Notícias