menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Organização diz que protestos não afetam candidatura da Turquia para sediar Olimpíada em 2020

Dia 01/03/2016
04:05

  • Matéria
  • Mais Notícias

O comitê organizador da candidatura olímpica da Turquia garantiu, nesta quarta-feira, que os protestos antigoverno no país, recorrentes há duas semanas, não atrapalharão os desejos turcos em sediar os Jogos Olímpicos de 2020.

Os responsáveis pela organização da capital Istambul, cidade postulante, insistiram, em comunicado, que o retorno do Comitê Olímpico Internacional (COI) tem sido positivo, apesar dos problemas políticos enfrentados pelo país.

- Enquanto eles estão, obviamente, estão ansiosos quanto nós para uma rápida e pacífica resolução, a maioria das pessoas com quem temos falado, reconheceu que 2020 ainda está sete anos longe - dizia o comunicado.

O comitê ainda ressaltou o apoio de 83% da população turca aos Jogos Olímpicos, demonstrado em pesquisa conduzida pelo próprio COI meses antes da revolta popular contra o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

- Esta é uma candidatura para o povo da Turquia e estamos unidos por nossa paixão para trazer os Jogos aqui pela primeira vez. Istambul 2020 e o sonho de 20 anos do povo turco não serão afetados por esses eventos.

As declarações dos organizadores turcos acontecem após fotos e imagens de televisão terem mostrado a truculência da polícia contra manifestantes na praça Taksim, em Istambul. A ação das forças policiais incluiu disparos de gás lacrimogêneo e o uso de canhões de água, e impôs sérios desafios à candidatura da capital turca à Olimpíada daqui a sete anos.

  • Matéria
  • Mais Notícias