ONU vai cooperar com Copa e Olimpíada
- Matéria
- Mais Notícias
Foi definida nesta terça-feira a participação da Organização das Nações Unidas (ONU) na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. A cooperação será feita em forma de assessoria e acompanhamento de metas nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente. A intenção é a de que a entidade, que trabalha em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Fifa, possa auxiliar no legado que estádios e outras grandes obras deixarão para o país.
A ideia foi discutida em Brasília entre o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o sub-secretário geral da Organização das Nações Unidas e diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. O compromisso, por enquanto, é verbal. Mas deverá ser assinado em, no máximo, dois meses, de acordo com o Ministério do Esporte.
– Os Jogos de Pequim, por exemplo, deixaram um legado muito grande nesse sentido. E é esse o objetivo de fechar uma cooperação entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas. O PNUMA tem experiência em como usar esses eventos para progredir nesses temas tão importantes – explicou o executivo.
O representante da ONU contou que já acompanha o trabalho realizado pela Câmara Temática de Meio Ambiente desde o início, no fim do ano passado. Assim, trabalhará em parceria com as alternativas que já vêm sendo elaboradas para garantir uma Copa mais limpa. A ideia é a de implementar tecnologias utilizadas mundialmente nos estádios para ter energia limpa, reutilizar a água da chuva, entre outros. Também há a previsão de incluir setores, como transportes e turismo.
– É uma oportunidade para o país – resumiu Steiner.
- Matéria
- Mais Notícias















