'Novo Grande', Vélez conquistou suas maiores glórias recentemente

- Matéria
- Mais Notícias
Se o Santos pode se gabar de ser um clube acostumado a ganhar títulos desde sempre, com o Vélez Sarsfield, adversário nesta quinta-feira pela Libertadores, não acontece o mesmo. O clube argentino conquistou suas maiores glórias da década de 90 para cá e é uma espécie de emergente (em crescimento) no país nesse quesito.
Na sala de troféus posicionada na entrada social do Estádio José Amalfitani, do Vélez, é possível constatar a maneira como o clube escreveu sua história. Lá está, no centro, a taça da Copa Libertadores de 1994, a única da história do Vélez, conquistada sobre o São Paulo, após disputas de pênaltis, no Morumbi.
Está rodeada por outros troféus importantes, sua maioria erguido nas duas últimas décadas, anos de glórias de quem já teve o lendário treinador Carlos Bianchi no time e o polêmico ex-goleiro paraguaio Chilavert. Por conta do sucesso recente, o Vélez é conhecido na Argentina como o "Nuevo Grande" (o Novo Grande, em português).
Uma das principais taças, curiosamente, foi conquistada com direito a triunfo contra o Santos nas semifinais. Em 1996, as duas equipes jogaram por uma vaga na final Supercopa da Libertadores e os argentinos foram superiores. Venceram por 2 a 1, na Vila Belmiro, na ida, com um gol de Chilavert, e empataram por 1 a 1 na volta, em Buenos Aires.
A ascensão do Vélez, fundado em janeiro de 1910, também se dá nas competições nacionais. Na história, o clube, um dos mais tradicionais da Argentina, venceu oito campeonatos argentinos, sendo que o primeiro em 1968 e os demais somente a partir de 1993.
Desempenho muito inferior aos principais rivais do país. River Plate e Boca Juniors, por exemplo, os dois maiores, têm 33 e 24 títulos nacionais, respectivamente.
Enquanto isso, o Santos venceu duas Libertadores e dois Mundiais já em sua primeira época de ouro, com Pelé e Cia em 1962 e 1963 e é o atual campeão do torneio sul-americano. Também tem suas glórias nacionais remetidas ao passado, sem ser um clube "seco" de conquistas recentes. Fundados na mesma época (o Santos é de 1912), as duas equipes escreveram de modo diferente sua história. Azar dos argentinos.
Veja os principais títulos do Vélez Sarsfield:
Mundiais
Copa Intercontinental: 1 (1994)
Intercontinentais
Copa Interamericana: 1 (1996)
Copa Libertadores da América: 1 (1994)
Supercopa Libertadores: 1 (1996)
Recopa Sul-Americana: 1 (1997)
Nacionais
Campeonato Argentino: 8
(1968) Nacional
(1995) Apertura
(1993, 1996, 1998, 2005, 2009, 2011) Clausura
- Matéria
- Mais Notícias















