menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Novidade da Fifa, ingressos para obesos foram pouco procurados

Dia 29/02/2016
23:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Copa das Confederações deste ano serviu para mais um teste, em especial para os mais gordinhos: os assentos diferenciados para pessoas obesas. Essa foi a primeira vez na história dos eventos da Fifa que a iniciativa foi utilizada. A entidade máxima do futebol exigiu de cada estádio das seis cidades-sede que oferecessem cadeiras maiores nas arquibancadas, destinadas para os que estão acima do peso.

Poucos torcedores, no entanto, ficaram sabendo da novidade e apenas 635 pessoas usaram o benefício. Alguns bebeficiários só se deram conta quando entraram nas arenas para ver algum dos 16 jogos da competição. O procedimento era simples: na hora de comprar o ingresso, que estava disponível na categoria 3, a pessoa deveria selecionar a opção de "obesos" e, então, a vaga estava garantida.

- Nem imaginava que tinha lugar especial para os gordinhos. Só vi quando cheguei aqui. Grande o espaço, não é? Vou avisar meu pai, ele está meio acima do peso (risos) - falou uma torcedora que estava no Mineirão, quarta-feira, ao lado de um lugar vazio reservado para obesos.

De acordo com a Fifa, embora em muitos casos seja fácil identificar quem está acima do peso, os gordinhos precisam levar um atestado médico que mostre que o Índice de Massa Corporal está acima de 30 kg/metro quadrado, número estabelecido pela Organização Mundial da Saúde para considerar uma pessoa obesa. Além disso, a entidade máxima do futebol oferece um ingresso de cortesia para o acompanhante de quem comprou a cadeira especial. 

- Nunca vi isso na minha vida. Aqui em Fortaleza, só vi uma vez em um micro-ônibus, era um assento e meio de largura mais ou menos. Ano que vem vou procurar essa opção, para poupar meu dinheiro. Acho que assentos especiais beneficiam aos gordos e a quem senta do lado deles, ou de mim, neste caso... (risos) - disse Steve Fung-Loy, holandês que mora no Brasil há quatro anos, que estava no Castelão ontem, e não sabia da possibilidade.


Ingressos especiais foram pouco comercializados na Copa (Foto: Mauricio Oliveira)

Segundo a Fifa, como a legislação brasileira inclui obesos no grupo de pessoas com deficiência de mobilidade, ela decidiu por conta própria oferecer a todos os torcedores que se enquadraram nesta categoria um ingresso de cortesia para um acompanhante.

Assentos não estavam garantidos

Alguns torcedores obesos que compraram ingressos especiais tiveram problemas ao chegar no Mineirão, na quarta-feira, para acompanhar Brasil e Uruguai. O que aconteceu é que os tíquetes não estavam identificados e, por isso, os assentos reservados não eram os diferenciados.

Na entrada do estádio, no entanto, por meio do Centro de Distribuição de Ingressos da Fifa de dentro das arenas, o problema foi facilmente solucionado, já que não havia nenhuma outra pessoa sentada nas cadeiras maiores. 

De acordo com os torcedores obesos que conversaram com a reportagem do LANCE!, nenhum atestado médico foi exigido para a retirada das entradas nos pontos de troca espalhados pelas seis cidades-sede.

Patrocinadores polêmicos

A Fifa e o governo federal anunciaram durante a Copa das Confederações, uma campanha para tratar de problemas de saúde, entre eles a obesidade. A ideia é conscientizar a população sobre a necessidade de uma dieta balanceada. A questão é que dois dos maiores patrocinadores da entidade são Mc Donalds e Coca-Cola, empresas que não colaboram com o projeto.

O chefe médico da Fifa, Jiri Dvorak, questionado sobre a contradição, disse que reconhece que bebidas calóricas são ruins para uma alimentação mais saudável. Mas defendeu que as duas empresas estão se reformulando para oferecer outras opções ao consumidor.

- O mundo está se desenvolvendo. Fui convidado para ir aos EUA para falar sobre comida saudável [para as empresas]. Há intenção de adaptação da comida e redução de bebidas de alta caloria. Já estão produzindo bebidas com baixa caloria. O fast-food está mudando. Estou tentado falar sobre esse assunto. Estou consciente [da questão dos patrocinadores] - disse Jiri Dvorak.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% dos adolescentes e um total de mais de 10 milhões de pessoas são consideradas obesas no Brasil.

Bate-bola - Fifa

Quantos assentos para obesos foram feitos nos estádios?

No total, tivemos 930 assentos para obesos em todos os 16 jogos da Copa das Confederações da FIFA.

Existe alguma exigência de que deva existir um número mínimo separado para obesos?

Não há regulamentação sobre o assunto.

Para a Copa do Mundo, funcionará da mesma forma?

O formato da venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA será anunciado após a Copa das Confederações.

Os assentos ficam concentrados em uma categoria ou espalhados pelo estádio?

Os assentos estão espalhados pelo estádio, e conforme informado acima, custam o equivalente a bilhetes da categoria 3.

O valor é o mesmo do que para uma outra pessoa?

Os ingressos custam o equivalente a bilhetes da categoria 3.

  • Matéria
  • Mais Notícias