Manual gaúcho: Aprenda como parar Ronaldinho

- Matéria
- Mais Notícias
Parar Ronaldinho Gaúcho. A missão não é das mais fáceis, mas Tite tem a solução: Colocar um volante na cola do camisa 10 e deixar a dupla de zaga preparada para a cobertura. Fórmula testada e aprovada, vale lembrar.
Em 2000, na final do Campeonato Gaúcho, Tite, então treinador do Caxias, usou desta estratégia para superar o Grêmio, liderado pelo atual meia flamenguista. Com o craque "anulado", vitória grená por 3 a 0 na primeira partida, e empate em 0 a 0 no jogo de volta.
Capitão e um dos principais símbolos do Caxias naquela conquista, Paulo Turra se recorda com detalhes dos treinamentos específios para não dar espaço a Ronaldinho que, aos 20 anos, já brilhava nos gramados brasileiros.
- Na véspera da decisão nós fizemos um trabalho tático, onde um jogador no nosso time fazia função do Ronaldinho e partia para cima dos marcadores. O primeiro volante sempre dava o primeiro combate e, se preciso, eu ou o Émerson (zagueiro) entrávamos em ação para matar a jogada - lembrou o ex-zagueiro, hoje técnico do Brasil de Farroupilha, clube da segunda divisão gaúcha.
Da teoria à prática. Logo no lance inicial do primeiro duelo, realizado no estádio Centenário, em Caxias do Sul, Ronaldinho passou pelo volante Titi, porém, acabou desarmado por Paulo Turra. E, praticamente, parou por aí.
- Fui para cima, dividi com ele e dei um bico na bola. Mostrei que estava ali para ser campeão. O Ronaldinho não jogou nada naquela decisão - destacou.
Mais de dez anos se passaram e, neste domingo, a obrigação de marcar Ronaldinho Gaúcho é de Chicão, Leandro Castán e Ralf. Como conselho nunca é demais, Turra tomou a liberdade de se tornar uma espécie de "auxiliar por um dia" do seu ex-comandante.
- Conheço a filosofia do Tite e sei que ele vai perdir aos marcadores que encurtem o espaço do Ronaldinho, que já não é mais o mesmo. Com isso em mente, eles não podem dar o bote, precisam apenas cercar - finalizou.
Fica a dica.
Perfil
Nome:
Paulo César Turra (ex-zagueiro do Caxias, Botafogo, Palmeiras, Boavista-POR, Hibernian-ESC e Avaí)
Idade:
37 anos (Natural de Tuparendi, Rio Grande do Sul)
Principais títulos da carreira:
Campeonato Gáucho pelo Caxias (2000) e Copa dos Campeões pelo Palmeiras (2000)
Clubes como treinador:
Novo Hamburgo-RS, Esportivo-RS, Glória-RS, Brusque-SC e Brasil de Farroupilha-RS
- Matéria
- Mais Notícias















