Luxa resgata ‘pensamento vencedor’ do Grêmio

- Matéria
- Mais Notícias
Com currículo recheado, Vanderlei Luxemburgo desembarcou em Porto Alegre desacreditado. Não havia alcançado títulos nos últimos anos, embora tivesse por exemplo levado o Flamengo à Libertadores em 2012. Ainda assim, os títulos do passado trazem um peso diferente para o Estádio Olímpico.
O trabalho feito por Vanderlei abrange mais que apenas treinar a equipe. Ele coloca em pratica uma mentalidade vencedora, para encaminhar o Grêmio novamente ao caminho dos títulos – exceto Gaúchos, o clube não é campeão desde 2001. Trouxe jogadores acostumados à decisões e com o objetivo sempre de levantar taças, os principais sendo Kleber, Marcelo Moreno, Zé Roberto e Fábio Aurélio, todas com passagens relativamente bem sucedidas na Europa.
Grêmio vence e Corinthians é o lanterna do Brasileirão
O Vanderlei está absolutamente aprovado. Tem se dedicado ao projeto Grêmio e até agora não estamos pipocando de nenhuma competição. Até por isso os reforços, para aguentar o ritmo dessas competições e anda tem a Sul-Americana. Esperamos que sigamos com chances nelas todas.
- Tem que ter jogador com história, tem que ter ambição, e tem que conhecer a competição. Fui campeão do Brasileirão com pontos corridos e ganhei os outros também. A tendência é jogar lá para frente, porque são 38 jogos, aí ou cai ou não ganha nada. O importante é fazer o percentual de pontos para conquistar o titulo. Trabalhamos desse modo. Fiz meu planejamento, que se terminarmos, com a final da Copa do Brasil, e entrar na reta final são 28 jogos pela frente, com elenco definido. É a trajetória que queremos – discorreu Luxemburgo.
São Paulo e Corinthians foram utilizados como exemplo. Ambos tiveram estratégias diferentes: o primeiro arrancou de baixo no título de 2008, o do Tricampeonato. Já o Timão arrancou de forma excepcional em 2011, com quase 90% de aproveitamento nas primeiras rodadas.
Luxa não teve papas na língua para fazer um apanhado de sua carreira, a qual classificou como ‘brilhante’. Para ele, aqueles que avaliaram que o treinador não estava motivado em outros momentos tinha algo pessoal contra ele.
- Minha carreira é brilhante. Quem não gosta de mim, também entende assim. Técnico de futebol faz 60 e está velho, o jornalista vira sábio. Você não consegue ganhar todas as competições que disputa. Mas aqueles que não gostam, eles olham e vão dizer que estou sem brilho nos olhos. Mas faço o mesmo que antes. Agora, no Grêmio, as coisas estão acontecendo, tem sintonia com a diretoria... Estava assim no Flamengo também, fiquei sete meses invicto, mas todo mundo dava pancadinha – lembrou Luxa.
Os superiores do técnico estão satisfeitos com o trabalho de Luxemburgo. O presidente Paulo Odone é só elogios, e comprou a ideia de formar um elenco vencedor para retomar o caminho dos títulos.
- O Vanderlei está absolutamente aprovado. Tem se dedicado ao projeto Grêmio e até agora não estamos pipocando de nenhuma competição. Até por isso os reforços, para aguentar o ritmo dessas competições e anda tem a Sul-Americana. Esperamos que sigamos com chances nelas todas – disse.
- Matéria
- Mais Notícias