Levantadora Fofão admite desejo de voltar a jogar no Brasil

- Matéria
- Mais Notícias
No Fenerbahçe (TUR) desde junho do ano passado, Fofão não esconde a vontade de voltar ao Brasil. Aos 41 anos, a levantadora campeã olímpica tem contrato com o time turco até o meio de maio, quando termina o campeonato local. Depois, vai analisar as propostas que receber para retornar ao país.
Em seis meses no exterior, Fofão tem passado por uma situação inédita em sua vitoriosa carreira. Na Turquia, apenas três estrangeiras podem ser relacionadas por um time em uma partida. E ela não tem sido incluída neste grupo.
– A melhor coisa é estar no nosso país, perto da família. Vou ver as propostas, dar preferência, claro, aos times do Brasil, desde que tenham uma boa estrutura. A Superliga está muito boa. Quem não gostaria de voltar? – questionou a jogadora, por telefone, ao LANCENET!.
No campeonato turco, torneio no qual o Fenerbahçe está na semifinal, Fofão tem sido quase sempre preterida pelo técnico José Roberto Guimarães, que tem cinco estrangeiras à sua disposição – Fofão, Christiane Fürst (ALE), Katarzyna Skowronska (POL), Lioubov Sokolova (RUS) e Natasa Osmokrovic (CRO). O fato, claro, não lhe agrada. E, de acordo com Fofão, pode contribuir para voltar à pátria.
Segundo ela, esta situação é a mais complicada que enfrentou no curto período longe de casa. Apesar de ter conquistado – e sido titular – no Mundial de Clubes e na Supercopa da Turquia, Fofão atuou pouco na temporada. No torneio nacional, a mais longa das competições, ela ficou no banco na maioria das vezes, o que a incomodou.
– Não é uma situação agradável. É até complicado de entender. Nós (jogadoras) treinamos para atuar, e eu estou treinando por treinar. É complicado. Acho motivação para seguir em atividade para manter a minha forma física – lamentou.
Apesar da idade elevada para uma jogadora, Fofão, campeã olímpica em Pequim-2008, ainda não marca uma data para a aposentadoria, que era esperada para a próxima temporada (fato que ela, inclusive, não descartou). A levantadora afirma que ainda está em excelentes condições físicas e que, enquanto tiver possibilidade de contribuir, seguirá em quadra.
Confira uma entrevista exclusiva com a levantadora Fofão:
LANCENET - Mesmo após só uma temporada fora, você sente que já é hora de voltar para casa?
FOFÃO: Sempre digo que desejo estar no Brasil. Essa é sempre minha vontade. Penso com carinho na chance de voltar.
LANCENET - O que vai pesar na hora de tomar a decisão de voltar?
FOFÃO: Quero tranquilidade. É fundamental ter uma estrutura boa, preciso de uma boa retaguarda. O time tem de me oferecer condições de estar bem para jogar.
LANCENET - Os diretores do Fenerbahçe lhe procuraram para conversar sobre renovação de contrato?
FOFÃO: Ainda não. Eles não começaram a fazer isso, não estão avançados nessas questões.
LANCENET - E você pretende decidir o seu futuro clube até quando?
FOFÃO: Os times começam a procurar agora, com o fim dos campeonatos. Não quero tomar uma decisão precipitada. Vou ouvir os times, pensar e aí decido.
LANCENET - O Zé Roberto conversou com você sobre essa situação de você atuar pouco na temporada?
FOFÃO: Sim. Ele me explicou a situação, eu sabia que jogaria menos, mas não achei que seria tão pouco. É complicado de entender até, mas faz parte do trabalho.
- Matéria
- Mais Notícias















