menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Leandro Euzébio e Gum: dupla está próxima de entrar na história do Flu

Dia 27/10/2015
23:46

  • Matéria
  • Mais Notícias

Sorte de campeão? Iluminados? Abençoados? Podem ser, mas ninguém deve questionar a competência da dupla de zaga do Fluminense, Gum e Leandro Euzébio, novamente em grande fase. Campeões brasileiros em 2010, formaram a defesa menos vazada daquela competição. Hoje, caminham mais uma vez a passos largos para repetir o feito e quem sabe entrar de vez no hall dos maiores zagueiros da história do Fluminense.

À primeira vista, pode ser uma afirmação um tanto exagerada, mas os feitos da dupla já são inquestionáveis. A boa fase tem sido fundamental para manter o Tricolor no topo do Brasileiro. Intransponível, desde que recuperou a titularidade, Leandro Euzébio prefere dar crédito ao trabalho.

– Em alguns jogos temos tido sorte, mas temos méritos também. Entramos focados e com seriedade. Isso é fundamental e importante. Vamos fazer de tudo para alcançarmos nossos objetivos – afirmou o camisa 4.

Companheiro de Leandro Euzébio, Gum também caiu de vez nas graças da torcida e acredita que já está entre os maiores do clube.

– Sim, me considero (um dos maiores) porque o que marca um atleta são títulos e vitórias. E minha trajetória no Fluminense tem muitas vitórias, momentos difíceis, mas com muita alegria e títulos. Quero e estou em busca deste segundo título brasileiro – disse.

Homem responsável por proteger a zaga central, Edinho garantiu que esperava ver o nome de algum deles na lista de Mano Menezes para o Superclássico das Américas.

– Fiquei surpreso. Tinha a confiança de que um dos dois seria convocado pelo Mano. Paciência, a chance deles vai chegar – disse.

De fato, Gum e Euzébio já estão na história com o título de 2010. Eles querem mais. Para sempre, os tricolores terão certeza de que o trabalho está sendo bem feito. E está mesmo.

REVEZAMENTO NO SETOR

Desde o início da temporada, a defesa do Fluminense sofreu várias trocas, ora por lesão, ora por suspensão e até por opção técnica de Abel Braga. Assim, nestes revezamentos Gum e Leandro Euzébio voltaram a ser titulares.

No início do ano, recuperando-se de lesão, Gum era apenas a sexta opção para a zaga, até então formada por Leandro Euzébio e Anderson. Com a evolução nos treinos e depois de algumas lesões dos companheiros, Gum voltou a ser titular, ao lado de Anderson, e não saiu mais do time, ainda na Libertadores.

Recentemente, Leandro Euzébio foi promovido outra vez à equipe principal, quando Anderson sofreu um estiramento na coxa direita, e reeditou a dupla vitoriosa de 2010 com Gum. Agora, Anderson terá que recuperar a vaga.

A boa fase da zaga pode ser mostrada por meio de números expressivos. Já são 12 jogos de invencibilidade no Brasileiro, ou 50 dias. É a defesa menos vazada da competição, com apenas 15 gols sofridos.

Ciente desse números, Leandro Euzébio ressalta também que as muitas mudanças no setor não fizeram o rendimento cair.

– Todo zagueiro do Fluminense tem condições de jogar. Sai um e entra outro e o rendimento não muda. Digão, quando entra, dá conta do recado também. Isso é o mais importante para o grupo.

Além da dupla, Abel conta com Elivélton, Digão, Anderson e Wellington Carvalho para o setor.

CONJUNTO CONTRIBUI PARA BOM MOMENTO DA ZAGA

Não é só a zaga do Fluminense que vive um ótimo momento. Outros jogadores estão se destacando e ganhando elogios da torcida e, em especial, do técnico Abel Braga.

Este é o caso do volante Jean, que desde que chegou ao clube, em janeiro deste ano, vem aos poucos conquistando o treinador. Para ele, os volantes têm um bom papel na hora de proteger os defensores.

– Responsabilidade cada um tem um pouco. Precisa existir a marcação lá atrás sempre. Aqui, todos se dedicam. Na defesa, está todo mundo bem postado e tirando a bola. Isto é um trabalho totalmente de equipe – destacou o camisa 25.

Outro que vive uma grande fase é o atacante Wellington Nem. Convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Mano Menezes, ele foi mais um a ressaltar a coletividade do Fluminense como responsável pela regularidade do time no Brasileiro.

– Todos no Fluminense marcam. Eu tenho feito isso também, por pedido do Abel Braga. Sempre tenho que voltar, quando os laterais sobem, e proteger a defesa em alguns momentos – afirmou.

No esquema de Abel Braga, o treinador costuma colocar os meias e os atacantes pelos cantos para ajudar na marcação, deixando apenas Fred na frente.

BATE-BOLA
Gum, zagueiro do Fluminense, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

LANCENET!: Em relação à campanha de 2010, que diferença você observa no sistema defensivo do Flu para hoje?
GUM: O Fluminense manteve a base do time. Estamos mais experientes e nossos números não nos deixam mentir. Naquela ocasião, na 24ª rodada, foram sofridos 25 gols e hoje sofremos dez gols a menos.

L!NET: Vocês chegaram a se abater com as críticas ou dúvidas quanto à qualidade individual de cada um?
G: Não nos abatemos, pois temos a confiança do grupo, da comissão e da diretoria. Em 2010, fomos criticados e mesmo assim comprovamos em campo a qualidade. Este ano, mais uma vez estamos provando que é uma defesa sólida, compacta, que passa segurança à equipe. Sabemos que não vamos agradar a todos.

L!NET: O Flu tem aliado a sorte à competência no Brasileiro?
G: Os dois jogos mais complicados foram contra o Náutico e Portuguesa (Aflitos e Canindé), nos quais a equipe sofreu mais defensivamente. Mas quando se tem uma sequência boa dentro da competição, isso traz pontos positivos. Estamos ali para defender o Fluminense e, graças a Deus, com a união do grupo e individualmente com cada um aparecendo no momento certo, conseguiremos o objetivo. Estamos perto da nossa meta.

  • Matéria
  • Mais Notícias