LANCENET! Explica: Entenda por que a Fifa quer retirar duas estrelas da camisa da Seleção de futsal
- Matéria
- Mais Notícias
O Campeonato Mundial da Tailândia começou nesta quinta-feira com o Brasil derrotando o Japão por 4 a 1. Apesar da vitória fácil, é nos bastidores que o futsal brasileiro vive uma polêmica. Até hoje, o país tem seis títulos mundiais no esporte, que são demonstrados nas seis estrelas sobre o brasão da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
No entanto, a Fifa exige que duas das estrelas sejam tiradas do uniforme. Saiba por quê:
Esse imbróglio tem tudo a ver com a origem do futsal, que tem duas versões. Na primeira delas, o esporte começou a ser praticado por volta dos anos 1940, por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Outra versão diz que foi criado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai.
As primeiras entidades oficiais surgiram no Brasil na década de 1950, nos estados do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo. Ao longo dos anos 50 outras federações estaduais foram criadas, assim como, nas décadas posteriores. Ainda nos anos 1950, houve uma tentativa, em Minas Gerais, de criar uma confederação no país. Pedido que se arrastou até 1979, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
Fora do país a primeira confederação foi criada em 1969, quando a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão foi fundada, sendo idealizada pelo presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), João Havelange, e os presidentes das entidades de Paraguai e Uruguai. Dois anos depois, em São Paulo, com iniciativa da CBD e da CSAFS, foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão, a Fifusa. O evento contou com a presença de representantes de sete países, entre eles o Brasil.
Em 1982, foi realizado em São Paulo o primeiro Campeonato Mundial organizado pela Fifusa, vencido pelo Brasil. O torneio fez a Fifa se interessar pelo futebol de salão e criou muitas dificuldades para as competições organizadas pela Fifusa. Além deste torneio, outros dois Mundiais foram organizados pela Fifusa. Duas delas foram vencidas pelo Brasil, em 1982 e 1985.
Após o terceiro Mundial, a Fifusa passava dificuldades e seus dirigentes resolveram então aceitar um convite dos dirigentes da Fifa para que a entidade comandasse o esporte internacionalmente.
No ano seguinte, foi realizada a primeira Copa do Mundo de Futsal da Fifa e o Brasil, representado pela equipe do Bradesco, sagrou-se campeã. Depois deste mundial foi acordado uma fusão entre Fifa e Fifusa e criada uma Comissão de Futsal na Fifa. A partir de 1992, Copas do Mundo de Futsal da Fifa são realizadas de quatro em quatro anos. No modelo atual, o Brasil domina o quadro de conquistas com quatro títulos: 1989, 1992, 1996 e 2008.
Sendo assim, somando as conquistas da Fifusa e da Fifa, o Brasil tem seis títulos mundiais e é por isso que a CBFS bate o pé para que suas conquistas anteriores sejam aceitas pela Fifa.
- Matéria
- Mais Notícias















