menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

LANCENET! analisa os carros da F-1 já lançados

Dia 27/10/2015
22:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

Até o momento, nove dos doze carros da temporada-2012 da Fórmula 1 foram lançados - apenas Mercedes, HRT e Marussia estão atrasadas. Confira uma breve análise e uma foto de cada bólido já apresentado.


RED BULL
1 - Sebastian Vettel (ALE)
2 - Mark Webber (AUS)

A atual bicampeã novamente aposta as suas fichas no talento do projetista Adrian Newey e de Sebastian Vettel. O modelo RB8 tem o degrau na parte dianteira, mas, ao contrário das soluções adotadas pelos outros times, Newey fez um degrau vazado, para redirecionar o ar. Há um mistério ainda sobre o destino desse ar, e as rivais podem alegar que o RB8 estaria irregular. A conferir. Quanto ao restante, não parece ser revolucionário.

McLAREN
3 - Jenson Button (GBR)
4 - Lewis Hamilton (GBR)

A equipe dos campeões Jenson Button e Lewis Hamilton apostou em linhas mais limpas do que a dos demais carros e tem o único bólido sem degrau no bico. A carroceria também foi redesenhada para adaptar o carro à regra que proibiu os difusores soprados. O entre-eixos ficou menor para melhorar o rendimento nos circuitos lentos, problema do carro de 2011. É sempre candidata a vitórias e o motor Mercedes é um canhão.

FERRARI
5 - Fernando Alonso (ESP)
6 - Felipe Massa (BRA)

Após um ano discreto para seus padrões, com apenas uma vitória, a Ferrari promoveu sensíveis alterações no departamento técnico e isso se refletiu no projeto da F2012. A convencionalidade do antecessor foi abandonada e as linhas do novo carro são diferentes em todos os lugares. O pronunciado degrau na dianteira também é destaque. O entre-eixos é maior, mas o bico é mais curto em relação ao problemático F150º Italia.

LOTUS
9 - Kimi Raikkonen (FIN)
10 - Romain Grosjean (FRA)

Em 2011 o time apostou num escapamento pelas laterais e a ideia não deu certo, o que motivou o corpo técnico a rever os conceitos para este ano. Em relação à aerodinâmica, o carro sofreu alterações não tão visíveis como em outros carros, e o degrau na parte frontal é mais suave. Uma das metas do novo modelo é trabalhar melhor os pneus. Ainda tenta superar a proibição do sistema de freios que regulava a altura da suspensão.

FORCE INDIA
11 - Paul di Resta (GBR)
12 - Nico Hulkenberg (ALE)

Em franca evolução nas últimas temporadas, a equipe do magnata Vijay Mallya aposta suas fichas na evolução de um carro que quase levou a equipe ao top 5 na classificação geral. A solução do degrau na dianteira também se mostrou bem pronunciada e o motor Mercedes segue sendo uma arma poderosa. Resta saber o quão nasceu bem o carro e se o desenvolvimento será bem feito. A dupla de pilotos é veloz e promissora.

SAUBER
14 - Kamui KObayashi (JAP)
15 - Sergio Perez (MEX)

Considerado o time de carro mais feio, tanto em pintura como em formato, a Sauber é outra equipe que deposita suas fichas na continuidade da sua dupla de pilotos para subir um ou mais degraus no campeonato de construtores. Em 2011, o modelo C30 era fraco em treinos, mas bom em corridas. Portanto, a ideia para o novo carro é gerar temperatura mais rapidamente aos pneus sem que isso ocasione um grande desgaste.

TORO ROSSO
16 - Daniel Ricciardo (AUS)
17 - Jean Eric Vergne (FRA)

A filial da Red Bull também adotou o polêmico degrau na seção dianteira do seu novo carro, mas o restante do modelo STR7 aparenta ser convencional, sem grandes alterações em relação ao antecessor. Com uma dupla de pilotos inexperiente, o potencial de desenvolvimento do novo carro ainda é um mistério. Se o potencial da equipe se confirmar, não deve aspirar grandes coisas a não ser pontuar esporadicamente.

WILLIAMS
18 - Pastor Maldonado (VEN)
19 - Bruno Senna (BRA)

Depois da desastrosa temporada de 2011, a impressão geral é a de que piorar, a Williams não vai. O modelo FW34 é completamente diferente em relação ao traste do ano passado, principalmente na parte dianteira. No entanto, é uma outra equipe cujo potencial de crescimento é incerto, já que Bruno Senna nunca fez uma pré-temporada e Pastor Maldonado, embora veloz, bate muito ainda. Se pontuar regularmente, será lucro.

CATERHAM
20 - Heikki Kovalainen (FIN)
21 - Jarno Trulli (ITA) ou Vitaly Petrov (RUS)

Tem como objetivo para a temporada-2012 fazer seus primeiros pontos na Fórmula 1. A equipe contará com algumas peças fabricadas pela Red Bull, como o câmbio, e o bom motor Renault. Dos times que estrearam em 2010, é sem dúvida aquele que mais demonstrou evolução nos últimos dois anos, mas ainda precisa dar um passo decisivo para, enfim, marcar pontos. Fechou com Vitaly Petrov mas a grana ainda não pingou...

  • Matéria
  • Mais Notícias