Joinville denuncia irregularidade no América-MG, que, se for ao STJD, pode perder 21 pontos

- Matéria
- Mais Notícias
A passagem do lateral-esquerdo Eduardo pelo América-MG durou apenas um mês, mas pode trazer sérias consequências ao Coelho. O Joinville, baseado no fato de o jogador ter atuado por outros dois clubes – São Bernardo e Portuguesa – em competições nacionais antes de defender o América nesta Série B do Campeonato Brasileiro, protocolou uma denúncia à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Esta situação infringe o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da situação irregular de atletas. Caso a denúncia seja aceita pelo STJD, o atual líder da Série B, com 33 pontos, será julgado e pode perder 21 pontos, despencando para a última posição.
Eduardo, que rescindiu seu contrato com o América na última quinta alegando problemas particulares, foi relacionado para quatro jogos do Coelho nesta Série B, tendo atuado apenas em um, na vitória contra o ABC. O clube, caso seja denunciado pelo STJD e venha a ser punido, perderá três pontos para cada jogo em que o atleta foi relacionado (totalizando 12) e mais três para as vitórias conquistadas neste período (contra ABC, Paraná e Oeste). O outro jogo com Eduardo ficou à disposição do técnico Moacir Júnior foi na derrota para o América-RN.
Antes de ser apresentado pelo América no dia 27 de junho, Eduardo estava na Portuguesa, clube pelo qual fez seis jogos nesta Série B. Ele havia sido contratado pela Lusa após defender o São Bernardo em outra competição nacional, a Copa do Brasil. Foram dois jogos contra o Paraná, pela primeira fase da competição. Seus direitos econômicos pertencem ao São Bernardo.
Assim como diz o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 (RGC) da CBF, "Um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria". Já o artigo 214 do CBJD fala em "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente". O responsável pela denúncia foi Roberto Pugliese Jr., gerente jurídico do Joinville, que, no momento, ocupa a vice-liderança da Segundona.
Em contato com o LANCE!Net, Paulo Schmitt, procurador geral do STJD, garantiu que a denúncia oferecida pelo Joinville ainda será avaliada o que deverá acontecer "no início da próxima semana".
O América empatou sem gols com o Sampaio Corrêa (MA), na noite da última sexta, em São Luís, e chegou aos 33 pontos na tabela da Série B. Neste sábado, o Coelho pode ser ultrapassado pelo Ceará, que receberá a Luverdense e pelo vitorioso no duelo entre Vasco e Avaí.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias