Joey, o lenhador: Clube dos EUA tem ritual bizarro com serra elétrica

- Matéria
- Mais Notícias
Quando Juninho Pernambucano fez seu primeiro jogo no último fim de semana na Liga Americana pelo NY Red Bulls, atuou contra um clube chamado Portland Timbers. Mas o que mais chamou a atenção não foi o reencontro com o zagueiro Silvestre (ex-Manchester United e Arsenal), nem a categoria do brasileiro ou de Henry, mas a torcida do time de Oregon e seu "lenhador".
A tradição começou em 1978 e é muito simples. A cada gol, Timber Joey usa sua serra elétrica para cortar um pedaço de um tronco de uma árvore que fica atrás do gol. Após o jogo, o jogador que balançou a rede leva a tora. Se o goleiro sair em branco, também ganha.
– O meu antecessor (Jim) trouxe um tronco e uma serra elétrica para o estádio e começou a cortar lascas durante a comemoração – conta ao LANCE!Net Timber Joey, que também trabalha em rodeios e é jogador de rúgbi, para depois explicar a lógica da tradição:
– Como existem várias árvores ao redor da cidade, e "madeira" é o nome do clube, tinha tudo a ver.
Jim era de fato um lenhador, e tornou-se um líder da torcida bem antes de a MLS existir, quando o Timbers estava em outros escalões do futebol. O time entrou na liga principal dos Estados Unidos (MLS) em 2011, e não seria por isso que a tradição deixaria de existir.
– Quando decidimos ingressar na MLS, queríamos começar algo novo, mas conectar com o nosso passado e continuar as tradições particulares – disse Mike Golub, chefe de operações, ao L!Net.
Mascote do Portland ataca de lenhador
ESTRANHO PARA GRINGOS
O atual elenco do Timbers tem 17 estrangeiros, entre eles o zagueiro Silvestre, que jogou o Mundial de Clubes de 2000 pelo Manchester United (daí o reencontro com Juninho, ex-Vasco). Mike diz que eles não entendem muito bem de início, mas logo conhecem a tradição:
– Tem toda a cerimônia de entrega das toras, é um ritual, e os jogadores amam tudo isso.
A próxima estrela a conhecer de perto o ritual é Nesta, ídolo do Milan. O zagueiro vai com o Montreal Impact jogar neste domingo contra o Portland pela segunda rodada da MLS. Sua missão será “salvar” a árvore.
CLUBE AMIGO DAS ÁRVORES
Ao saber dessa tradição do clube, pensamentos como "estão destruindo o meio-ambiente", ou "liguem para o Greenpeace" (organização não-governamental que se preocupada com questões ambientais) podem acontecer. Mas o Portland é parceiro do projeto Friends of Trees, e no fim, a natureza vence.
– A cada gol nosso, ou seja, a cada lasca tirada do tronco, uma nova árvore é plantada pela instituição – explica Mike Golub, lembrando que jogadores até vão plantar as árvores quando podem.
– Temos novos prédios e arranha-céus subindo todos os dias, então é importante plantar árvores.
A região de Oregon é abundante em árvores, tanto que Timber, quer dizer madeira em inglês. Joey acha algum tronco já derrubado nas montanhas e leva ao estádio.
– É uma árvore popular, apenas usamos um tipo de madeira tradicional da região – concluiu Joey.
BATE-BOLA
Timber Joey
Responsável por cortar a madeira e jogador de rúgbi
Se o símbolo do time é um machado, por que a serra elétrica?
É uma tradição mesmo, Jim fez assim! É uma boa vibração, as pessoas e as famílias já gostam disso, visualmente é bem legal.
É a torcida mais animada do futebol nos Estados Unidos?
Posso dizer que não é apenas a torcida mais animada do futebol nos Estados Unidos, mas em qualquer esporte. É fantástico, vejo jogos de beisebol, de futebol americano, e nunca vi nada parecido.
Você é jogador de rúgbi, mas símbolo de um clube de futebol. Qual esporte você prefere?
Definitivamente, agora sou um fã de futebol. Adoro todos os esportes, mas agora é o meu favorito. Estou muito animado com o time.
TIME AINDA É NOVADO NA MLS
O Portland é um time tradicional nos escalões inferiores da pirâmide do futebol nos Estados Unidos, mas só entrou na MLS em 2011. Em sua primeira temporada, um sexto lugar na Conferência Oeste. Na segundo ficou em oitavo.
Para Mike Golub, o clube tem potencial para crescer nos próximos anos:
– A MLS tem crescido e já estamos acompanhando. Esgotamos todos os ingressos e os patrocínios são bons.
TORCIDA EMPOLGANTE E CRIATIVA
Timbers Army
Torcida Organizada criada em 2001 com o nome de Cascade Rangers. Mas por causa do Glasgow Rangers e da cor verde (do Celtic, rival do clube escocês), eles resolveram trocar para o nome atual. Desde o início, a ideia era fazer barulho o tempo todo, e chegou a ser destaque na Sports Illustrated.
Boca suja
Em 2005, um artigo de um jornal reclamou da quantidade de palavrões da torcida, e um diretor pediu para que eles fossem evitados.
"You Are My Sunshine"
O clássico de Jimmie Davis era a música favorita de Hannah, filha de Jim, que morreu em 2004, em acidente de carro. Sempre, aos 35 do segundo tempo, a torcida canta a canção em sua homenagem. Às vezes com milhares de girassóis nas mãos dos fãs. No vídeo abaixo, depois do quinto minuto, a música começa a ser entoada com as flores, e ainda sai um gol.
- Matéria
- Mais Notícias