Joanna Maranhão se aposentará após Jogos de Londres-2012
- Matéria
- Mais Notícias
O ano de 2011 representará mais do que apenas uma preparação para os Jogos Olímpicos para Joanna Maranhão. Com apenas 23 anos, a nadadora brasileira disse ao LANCENET! que a competição em Londres-2012 será a última de sua carreira, caso ela consiga classificação.
Joanna, que surgiu para o mundo em 2004 ao conquistar o quinto lugar nos 400m medley nos Jogos de Atenas (GRE), pretende seguir agora outros projetos pessoais.
Atualmente, ela cursa faculdade de Educação Física, e tem planos para se especializar na área. Ser mãe é outra prioridade para Joanna, que atualmente namora o judoca Luciano Corrêa.
Não só fatores extra-natação contribuíram para a decisão. As principais provas nas quais Joanna compete – 200m e 400m medley – demandam uma rotina de treinamento mais desgastante do que aquelas às quais se submetem os atletas que competem em provas rápidas.
– Se eu fosse velocista, iria até os 30 anos, facilmente. É mais fácil quando se é velocista, pois se sofre menos para treinar e para manter os resultados. A história mostra isso. Portanto, vou me aposentar cedo, mas com uma bagagem de dez anos de Seleção – disse.
Em 2010, durante o Troféu José Finkel, Joanna deslocou o ombro direito. A contusão atrapalhou o restante de sua temporada. Para o penúltimo ano da carreira, ela afirma estar recuperada e pronta para competir outra vez em alto nível.
Ao contrário do planejamento da maioria dos atletas, que direcionarão seus esforços para o Mundial em piscina longa, a ser disputado em Xangai (CHN), no mês de julho, Joanna quer ter um bom desempenho no Pan de Guadalajara.
– Minha temporada começou desde o dia 3 de janeiro. O meu foco principal é os Jogos Pan-Americanos. Será uma temporada dura.
Por outro lado, o técnico do Minas Tênis Clube, no qual Joanna treina, não crê que a decisão de se aposentar dela seja definitiva.
– Tudo depende dos resultados que ela conseguirá. Se ela for bem nas competições em 2011 e 2012, acredito que irá se motivar e pode reconsiderar a decisão – afirmou o treinador Fernando Vanzella.
Bate-Bola com Joanna Maranhão, ao LANCENET!, por e-mail
LANCENET!: Os Jogos do Rio-2016 não motivam para que continue?
Joanna Maranhão: Já tinha isso em mente mesmo antes de o Brasil ser sede dos Jogos de 2016. Quero mesmo encarar outros desafios depois de 2012. Estudar, fazer meu mestrado, doutorado, ser mãe... Sou muito feliz na natação, mas há mais sonhos que almejo.
LANCENET!: O que espera para 2011?
Joanna Maranhão: Vai ser uma temporada dura, cansativa e, mesmo na segunda semana de treino, eu já sinto isso. Tenho uma manhã livre e só levanto meio-dia, toda dolorida.
LANCENET!: Por que você caiu de rendimento após os Jogos de 2004?
Joanna Maranhão: A queda de rendimento aconteceu por diversos fatores, mas acredito que retomei meu rumo. Não queria voltar a esse assunto, mas tratam-se de episódios do passado que eu tive de digerir para continuar vivendo.
LANCENET!: Você já teve problemas com a CBDA. Como vê as declarações recentes de Cesar Cielo?
Joanna Maranhão: Não foi o primeiro nem vai ser o último a contestar as atitudes do presidente. Fiz isso e lembro o que aconteceu comigo. Fui a única nadadora brasileira do Pan de 2007 que não tinha patrocínio dos Correios. Eu era a primeira atleta das provas de medley (200m e 400m), e as que vinham em segundo tinham patrocínio. Vai entender, né?
LANCENET!: O que deveria melhorar?
Joanna Maranhão: Nem tudo são flores. Digo e repito: deveriam existir critérios.
- Matéria
- Mais Notícias















