Início pífio na Libertadores não é novidade para o Peixe

- Matéria
- Mais Notícias
É inegável a decepção santista com o péssimo início na Copa Libertadores desse ano. Após ficar dois anos fora da competição, o Peixe apostou alto e, além de manter a base vencedora de 2010, se reforçou para posições contestadas e até repatriou o meia Elano. Tudo isso para voltar a conquistar o torneio sul-americano depois de 48 anos.
Entretanto, dentro de campo o Alvinegro não conseguiu corresponder às expectativas e após três rodadas ainda não conseguiu vencer. Na terceira colocação do Grupo 5, com apenas dois pontos - quatro a menos que o líder Colo Colo (CHI), o Santos corre o risco de sequer classificar para a próxima fase da Liberta. Mas, engana-se quem pensa que o início pífio na competição seja novidade para o time da Vila Belmiro.
Em 1964, o time que um ano antes havia vencido o torneio pela segunda vez e tinha Pepe, Lima, Zito, entre outros, entrou direto na fase semifinal, perdeu os dois jogos para o Independiente(ARG) e foi eliminado sem sequer pontuar.
O Peixe passou vergonha parecida 20 anos depois, quando caiu no grupo que tinha Flamengo, América de Cali (COL), Atlético Júnior (COL) e foi eliminado logo na primeira fase. A equipe perdeu cinco e venceu apenas um dos seis jogos, ficando em último lugar da chave com apenas 16% de aproveitamento.
Mais recentemente o Alvinegro teve campanhas parecidas com a de 2011, mas que servem como esperança ao torcedor santistas. Em 2005 e 2008, mesmo tropeçando no começo, o clube conseguiu se recuperar e passou de fase.
Em 2005, com Elano e Robinho em campo, o Santos perdeu na estreia para o Bolívar(BOL), venceu o Danúbio(URU) no segundo jogo e voltou a ser derrotado na terceira rodada, desta vez para a LDU(EQU). Porém, depois dos tropeços o time engrenou e chegou até às quartas de final, quando foi eliminado pelo Atlético-PR.
Três anos depois a história foi parecida e o Peixe demorou a pegar no tranco. Empatou na estreia, venceu o segundo jogo, mas voltou vacilar e empatou na terceira rodada. Mesmo com um início ruim, o time chegou novamente até às quartas de final, sendo eliminada pelo América (MEX).
O retrospecto mostra que começar mal na Liberta é uma sina do Santos, entretanto, o clube já mostrou que tem poder de reação e deixa o torcedor esperançoso. E esse ano, qual será o desfecho, Peixão?
- Matéria
- Mais Notícias