Imbatível, Flu começa a se aproximar de recordes
- Matéria
- Mais Notícias
São nove jogos e nada de derrotas no Campeonato Brasileiro deste ano. Assim, o Fluminense caminha a passos largos para obter o seu melhor início na competição nacional, desde que ela foi criada, em 1971. Por enquanto, o melhor início é em 1988, quando ficou imbatível em 11 rodadas e teve um aproveitamento de 81,8% dos pontos. Na era dos pontos corridos, iguala-se a marca de 2005, quando o mesmo Abel era o técnico. Coincidências ou não, o Tricolor está cada vez mais difícil de ser batido.
Apesar de em 2005, nas mesmas nove rodadas, o Flu ter somado um ponto a mais (20 contra 19), naquela ocasião a equipe já tinha sido derrotada, diferentemente da atual competição, na qual se mantém como único que ainda não perdeu.
Inicia-se agora a contagem regressiva para quebrar tabus. Caso se mantenha imbatível por mais três rodadas, o Flu terá seu melhor início na história, e ficará a três partidas de empatar o feito de 2010, que culminou com o título da competição.
Parte do bom aproveitamento se deve à possibilidade de não acumular uma maratona de jogos. Até a nona rodada, o Fluminense só vinha atuando aos finais de semana, após a precoce eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores. Porém, a partir desta quinta-feira, a rotina volta a ser temida por Abel e pelo grupo. E a invencibilidade vai passar a correr muito risco?
– É óbvio que não vamos ficar invicto sempre e em algum momento vamos perder. Temos de saber que isso vai ocorrer e estar preparados para isso. Com a volta dos jogos durante a semana, sabemos que o desgaste vai nos pegar uma hora – comentou Abel Braga.
Até o fim do mês, serão quatro jogos (Bahia, Ponte, Grêmio e Atlético-MG). Dá para bater o recorde?
INVENCIBILIDADES TROUXERAM CONQUISTAS
As conquistas do Campeonato Brasileiro de 1984 e de 2010 vieram com ótimas sequências de invencibilidade do Fluminense. Na primeira, o time ficou sem perder por 12 rodadas, justamente nos últimos jogos, todos já na fase final. Da chamada terceira fase em diante, foram sete vitórias e cinco empates. O Tricolor só voltou a perder na quinta rodada do Brasileiro do ano seguinte.
Já em 2010, o Fluminense começou oscilante, porém embalou de vez e foi buscar a liderança, quando manteve a invencibilidade de 15 jogos, acumulando dez vitórias e cinco empates. Quem derrubou a brilhante sequência dos comandados de Muricy Ramalho, na ocasião, foi o Guarani, já na última rodada do primeiro turno.
Depois disso, e de acumular pontos no início da competição, o Flu administrou bem a vantagem sobre os rivais, chegou a perder a ponta em duas oportunidades, mas se recuperou e acabou campeão.
Em 1970, na conquista da Taça de Prata, o Tricolor teve uma sequência de apenas três jogos invicto, e logo os três que o credenciaram à conquista.
ESPELHO E LIÇÕES EM 2011
Em várias oportunidades, quem mantém uma boa invencibilidade no início do Campeonato Brasileiro acaba acumulando 'gordura' para administrar durante as competições. Em outras, a sequência pode ser enganosa. Por isso, o Fluminense pode tirar lições dessas situações.
A mais recente aconteceu no ano passado. Corinthians e Flamengo embalaram uma sequência de partidas sem perder (11 dos paulistas e 16 do Fla), porém acabaram seguindo caminhos distintos, que servem de aviso.
O Timão soube administrar e chegou a abrir uma boa vantagem de pontos sobre os rivais. Quando oscilou, manteve-se nas primeiras colocações, sendo campeão. Já o Fla perdeu apenas na 17ª rodada, mas emplacou dez jogos sem vencer, o que deixou o time na quarta colocação no fim.
- Matéria
- Mais Notícias















