menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Hoyama indica que não atuará mais pela Seleção: ‘Falta só um comunicado oficial’

Dia 01/03/2016
01:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após 26 anos defendendo a Seleção Brasileira, o mesatenista Hugo Hoyama deixou claro que dificilmente continuará atuando pelo Brasil. Ele, que completou 44 anos no último dia 9, iniciou sua transição em março, quando foi oficializado como técnico da equipe feminina.

Hoyama não compete pelo país desde a Olimpíada de Londres, há quase um ano. Na ocasião, ele foi eliminado na primeira rodada no individual e nas equipes.

– Era meu planejamento (fazer a transição de jogador para técnico), só não sabia como fazê-lo. Agora sou técnico da Seleção, não tenho como dividir o tempo. Falta só um comunicado oficial – disse o atleta.

O provável fim da carreira na Seleção, entretanto, não significa sua retirada dos torneios. Ele planeja permanecer jogando por mais dois anos pelo São Bernardo, seu clube.

A ideia de disputar o Pan de Toronto, em 2015, competição em que mais se notabilizou, com dez ouros, uma prata e quatro bronzes, também foi rechaçada pelo agora técnico. Ele, que disputou sete vezes o torneio, de Indianápolis-1987 a Guadalajara-2011, colocou como meta agora a conquista da primeira medalha feminina do país na modalidade.

– Já estou muito feliz com as medalhas que conquistei. Devo ir como técnico no feminino e estou atrás dessa primeira medalha – afirmou.

O convite para se tornar técnico da Seleção veio por meio do francês Jean-René Mounie, que comanda o time masculino. A ação fez parte de um planejamento organizado pelo consultor internacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), o também francês Michel Gadal, após Londres-2012. Ele já disputou duas competições como técnico. O Latino-Americano, em março, e o Mundial, no mês passado.
 
Além da função, já ocupada por Hoyama em seu clube anteriormente, ele assumirá o papel de embaixador da modalidade no Brasil. Em 2014, estão previstas clínicas pelo país com a participação do mesatenista, que seria protagonista do "Dia do Hugo Hoyama", evento de abertura com palestras e outras ações.

Bate-Bola

Hugo Hoyama
Mesatenista dez vezes campeão pan-americano em entrevista ao L!Net

Como foi participar da primeira competição como técnico?
Foi uma experiência nova, não vou negar que fiquei com vontade de jogar. Tem muitos técnicos que já foram jogadores. Eles me desejaram boa sorte.

Você espera ser homenageado após oficializar a aposentadoria?
Não sei, se fizerem ficarei contente. No Latino-Americano fui homenageado por minha carreira pela União Latino-Americana.

Como é ser treinador?
É muito diferente. Você tem que cuidar não só de uma atleta, tento manter contato fora das competições também. É muito mais difícil, com certeza. Tem hora que vou ser durão, tem hora que vou mais na conversa.


Com a palavra

Alaor Azevedo
Presidente da CBTM em depoimento ao L!Net sobre a aposentadoria de Hoyama

"Ele não parou ainda, continua jogando no clube, apesar de estar afastado momentaneamente da Seleção, mas até acho que não irá voltar.
Ele é um dos mais importantes atletas da história da modalidade no Brasil. Sempre foi um jogador disciplinado, que se dedicou muito. A transição existe. O Hugo tem toda uma trajetória no esporte, poderia assumir qualquer função. Entretanto, enquanto ele estiver jogando, é difícil dizer que ele não jogará na Seleção, pois pode surgir uma oportunidade."

  • Matéria
  • Mais Notícias