Flamengo jogará na terra de argentino que deu nome à posição de volante

- Matéria
- Mais Notícias
Se demos a alcunha no Brasil de volante ao homem de contenção no meio de campo, responsável por ajudar a defesa, isto deve-se a um argentino, mas também rubro-negro. O falecido Carlos Martin Volante atuou no Flamengo entre as décadas de 30 e 40 do século passado. Natural de Lanús, cidade onde o Rubro-Negro joga nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores, ele não só atuou pelo clube da Gávea, mas como teve carreira de grande sucesso em solo brasileiro.
Volante foi tricampeão carioca, conquistando os campeonatos de 1939, 1942 e 1943. Voluntarioso, vibrante e raçudo, suas características eram tão marcantes, que seu sobrenome acabou dando origem ao nome da posição.
Curiosamente, o técnico rubro-negro, Joel Santana, sempre teve predileção por escalar volantes em
suas equipes, dando maior ênfase à parte defensiva.
A reportagem do LANCENET! procurou em Lanús, algum parente do ex-jogador. Um sobrinho de Carlos Volante, que trabalha como repórter de um jornal da cidade, afirmou já saber do fato que imortalizou de alguma forma o nome de seu tio no futebol brasileiro. Emocionado, ele estará presente no estádio La Fortaleza para ver a partida de hoje.
- Esta história é muito bonita. Ele não só conseguiu obter sucesso fora de nosso país, como entrou para a memória do futebol brasileiro. Era um grande jogador e isso pode ser visto pela bonita homenagem que recebeu - afirmou Marcelo Volante, que pede que os volantes do Fla honrem a nomenclatura que receberam:
- Tomara que estes joguem com dedicação, como meu tio – disse.
Com a palavra
Marcelo Volante
Sobrinho do falecido Carlos Volante, que deu nome à posição
A história do meu tio jamais será apagada dos livros. É um verdadeiro orgulho para mim e meus familiares. Não é qualquer um que deixa sua marca de uma maneira tão profunda dentro do futebol mundial.
Além disso, ele foi um super campeão no Flamengo. Mas quero ressaltar que existem outras grandes conquistas realizadas, pois foi um dos primeiros argentinos, senão o primeiro a jogar por um clube italiano e mais tarde, francês.
Sua carreira foi maravilhosa e o e fico muito emocionado em falar sobre isso. Ele foi premiado após muitos anos de empenho. Hoje (quarta-feira) vou ver o jogo relembrando dele.
- Matéria
- Mais Notícias