Fla-Flu decidiu oito finais de Campeonato Carioca
- Matéria
- Mais Notícias
Flamengo e Fluminense protagonizaram clássicos emocionantes ao longo de cem anos. Alguns deles ficarão eternizados por um motivo especial: decidiram o Campeonato Carioca. A magia que envolve o clássico mais charmoso do Brasil dá a impressão de que os clubes decidiram inúmeros Estaduais. Ao todo, porém, foram apenas oito os jogos que valeram a taça do Carioca para ambas as equipes.
Alguns deles merecem destaque. Como o primeiro, em 1936, no começo do profissionalismo do futebol. O Fluminense foi para o último jogo precisando apenas empatar. E apesar de Leônidas da Silva ter colocado o Flamengo na frente, Hércules igualou o placar.
Cinco anos mais tarde, novo duelo decisivo. O empate novamente beneficiava o Flu, que teria mandado as bolas para a Lagoa Rodrigo de Freitas – fato que virou lenda – para retardar o tempo e sair com o título do Estadual, no que foi chamado de Fla-Flu da Lagoa, um dos mais emocionantes dos 100 anos.
Outro duelo que merece destaque é a final de 1963. Nele, 177.020 pagantes foram ao Maracanã para assistir ao jogo, considerado o Fla-Flu das Multidões. Até hoje o público é o maior de todos os tempos entre clubes no mundo. O jogo terminou empatado e o Fla foi campeão.
Não menos importante foi o de 1991, quando Junior conquistou seu primeiro título no Maracanã após voltar da Itália, liderando um jovem time do Fla. Assim como o de 1995 – última decisão entre os clubes –, famoso pelo gol de barriga de Renato Gaúcho, aos 42 do segundo tempo, desempatando e dando o título ao Flu depois de dez anos.
Houve ainda jogos marcantes, tidos pela maioria dos torcedores como finais, mas que não valeram o mesmo para os dois lados. Por este motivo, as vitórias do Flu em 1969 e 1983 e do Flamengo em 1965 não são consideradas decisões entre eles. Nessas ocasiões, um dos times (ou ambos) dependia de outro resultado para poder dar a volta olímpica com a taça, ou eles não chegaram em igualdade de condições para um confronto direto pelo título.
RELEMBRE AS OITO DECISÕES
Flamengo 0x0 Fluminense (15 de dezembro de 1963)
Há 22 anos os dois clubes não decidiam um Estadual. Diante de 177.020 pagantes, maior público da História entre clubes, o Fla-Flu acabou tendo o goleiro Marcial como destaque ao defender
bola de Escurinho. O empate deu o título ao Rubro-Negro.
Flamengo 1x1 Fluminense (27/12/1936)
Organizado pela Liga Carioca, o Estadual foi decidido em três jogos. O primeiro foi empate, no segundo o Flu goleou por 4 a 1 e jogava por uma igualdade no terceiro. Embora Leônidas tenha
aberto o placar, Hércules igualou (1 a 1) e deu o título ao Fluminense.
Fluminense 4x2 Flamengo (22/08/1973)
Mais de 70 mil pessoas foram ao Maracanã, apesar do dia chuvoso no Rio de Janeiro. O Fla precisava vencer duas vezes para ser campeão, acabou se expondo ao ataque e vendo o Tricolor ser campeão.
Flamengo 4x2 Fluminense (19/12/1991)
A geração promissora do Fla, com Junior Baiano, Djalminha, Marcelinho e Paulo Nunes cresceu ao lado do maestro Júnior e não deu chances para o rival. Conseguiu levantar o 23 caneco do Campeonato Carioca.
Flamengo 2x3 Fluminense (25/06/1995)
O empate dava ao título ao Fla, favorito por ter Romário, à época eleito o melhor do Mundo. O Flu abriu 2 a 0, mas o Fla empatou e ficou com a mão na taça. Mas aos 42 da etapa final, Aílton chutou cruzado e Renato Gaúcho colocou a barriga para dar a taça ao Tricolor.
Flamengo 2x1 Fluminense (7/9/1972)
A campanha mais regular dava o favoritismo ao Fla. E o clube logo abriu 2 a 0. Explorando o lado esquerdo da defesa do Fla, Gerson passou para Jair diminuir. O jogo ficou emocionante, mas o Fla resistiu e foi campeão do Sesquicentenário da Independência (Campeonato Carioca).
Fluminense 2x2 Flamengo (23/9/1941)
Ficou conhecido como o Fla-Flu da Lagoa. No fim do jogo, os jogadores tricolores teriam jogado a bola para a Lagoa para passar o tempo. O Flu foi campeão em um jogo cercado por lendas.
Fluminense 1x0 Flamengo (16/12/1984)
Mais de 150 mil pessoas lotaram o Maracanã para assistir o Fla-Flu. O Tricolor tinha o Casal 20 (Washington e Assis) e Romerito. E Novamente Assis foi carrasco, ao fazer, de cabeça, o gol
da vitória após passe de Aldo.
- Matéria
- Mais Notícias