menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Os filhos de Sabiá: jogadores realizam sonho do pai

Dia 27/10/2015
22:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Eli Sabiá queria ser jogador de futebol, mas não realizou o sonho. Ou melhor, realizou, porém nos pés dos três filhos. Se o mecânico de 41 anos não conseguiu alavancar a carreira, ao menos viu Eli Sabiá Filho, Rodrigo e Bruno virarem profissionais. E mais: os dois primeiros atuam juntos e são titulares da zaga do Paulista de Jundiaí. O terceiro, que é atacante, joga no time sub-17 do Palmeiras.

O irmão mais velho do trio Sabiá foi o primeiro a conseguir aquilo que o pai tanto ansiava quando jovem. Eli chegou ao Paulista de Jundiaí em 2005 e, no ano seguinte, levou para o clube os dois irmãos.

Ao lado de Rodrigo, ele disputa, atualmente, o Campeonato Paulista e estreará na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil, contra o São José (RS), torneio que o clube conquistou na edição de 2005.

- Será a primeira vez que jogaremos em uma competição de nível nacional juntos. Vamos torcer para que tudo dê certo - diz Rodrigo. 

A família Sabiá é de Mogi Guaçu, onde, em 2005, Eli foi descoberto por um olheiro do Paulista atuando na várzea. Desde então, entre idas e vindas, o zagueiro defende a equipe do interior. Nesses intervalos, jogou no futebol suíço e, também, em Santos e Atlético-PR.

Indicado pelo irmão, Rodrigo chegou ao Paulista em 2006. Sua maior conquista foi a Copa Paulista, no ano passado. O zagueiro surpreendeu e foi o vice-artilheiro da equipe, com seis gols, perdendo apenas para o atacante Hernanes, com quatro a mais.

O entrosamento entre eles, que ficam no mesmo quarto nas concentrações, é um dos trunfos da equipe jundiaiense nas duas competições que disputa no momento.

- Não somos só irmãos, somos amigos. Dentro de campo, estamos nos conhecendo agora. Ele está passando toda a experiência dele para mim -conta Rodrigo, que sabe que ainda pode aprender muito.

O irmão da Seleção sub-17

O irmão mais novo, Bruno Sabiá, é o único que fugiu à regra: não escolheu a zaga para atuar. O atacante de 16 anos chegou ao Paulista em 2008, por indicação dos irmãos. Passou por testes e entrou para o sub-15 da equipe. Quando estava para subir de categoria, recebeu uma proposta e se transferiu para o sub-17 do Palmeiras, no início de 2010.

– O fato mais marcante foi a convocação do Bruno para a Seleção sub-17. É uma alegria imensa para a nossa família – declara Eli.

No início deste ano, Bruno foi convocado pelo técnico Emerson Ávila para defender a Seleção Brasileira sub-17 no Campeonato Sul-Americano, que ocorrerá de 9 de março a 9 de abril, no Equador.

De Boer

Os irmãos Frank e Ronald atuaram quase que suas carreiras inteiras nos mesmos clubes. Primeiramente, no Ajax, pelo qual conquistaram a UEFA Champions League, em 1995. Depois, por Barcelona e Glasgow Rangers, e penduraram as chuteiras noAl-Shamal, do Qatar, em 2006. Além dos clubes, eles disputaram a Copa de 1998, pela Holanda, quarta colocada na ocasião.

Laudrup

Os irmãos Brian e Michael disputaram a Copa do Mundo de 1998, pela Dinamarca, e foram eleitos para o All-Star Team, a Seleção do Mundial.

Neville

Os irmãos Phil e Gary iniciaram as carreiras em 1990, no Manchester United. Gary, o irmão mais velho, jogou 20 anos pelo clube e encerrou a a carreira em 2 de fevereiro. Já Phil, se transferiu para o Everton em 2005, no qual joga até hoje. Ambos defenderam a Inglaterra.

Da Silva

Os irmãos gêmeos Rafael e Fábio são jogadores do Manchester United. Em 2008, os dois saíram do Fluminense por 3,5 milhões de euro. Os dois já defenderam a Seleção Brasileira sub-17 e Rafael foi convocado por Mano em julho de 2010 pela primeira vez.



  • Matéria
  • Mais Notícias