Fiba aumenta número de times no Mundial de basquete, que agora terá eliminatórias
- Matéria
- Mais Notícias
A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou neste domingo uma série de mudanças no calendário da modalidade, afetando principalmente o Campeonato Mundial. A partir de 2019, a competição terá um acréscimo de oito equipes, passando de 24 para 32 participantes. Além disso, serão criadas eliminatórias específicas para o Mundial.
O novo formato de calendário só será implementado após o Mundial de 2014, na Espanha, que seguirá nos moldes atuais.
- O basquete precisa expandir seu alcance e gerar um estímulo novo e dinâmico para seu crescimento. Isso só pode acontecer se cada país melhorar seu jogo e atuar para seus fãs com regularidade - disse o presidente da Fiba, Yvan Mainini.
Atualmente, as seleções garantem classificação para o Mundial por meio dos torneios continentais, como a Copa América e o Campeonato Europeu. Com as novas regras, será criado um torneio eliminatório específico para distribuir as vagas na competição global.
Essa eliminatória será disputada ao longo de dois anos, em datas estipuladas pela Fiba nos seguintes intervalos: novembro de 2017; fevereiro, junho, setembro e novembro de 2018 e fevereiro de 2019.
Por conta dessa mudança, o Mundial que seria em 2018 passa para 2019 - para as edições seguintes, o intervalo de quatro anos será mantido.
- Matéria
- Mais Notícias















