menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

FIA acusa Mercedes de ter se beneficiado com testes de pneus

Dia 01/03/2016
03:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Durante o julgamento na sede da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em seu Tribunal Internacional, sobre os testes de pneus feitos por Mercedes e Pirelli, em Paris (FRA), que contesta a legalidade das atividades realizadas no mês passado, o advogado da entidade, Mark Howard, afirmou que o ocorrido feriu o regulamento da F-1, que não permite testes de pneus com carros da temporada em disputa.

- Qualquer corrida na pista é considerada um teste. É difícil dizer que a Mercedes não ganhou benefício - afirmou Howard.

A FIA disse ainda que a forma com que Mercedes e Pirelli solicitaram a autorização para os testes não foi adequada. Segundo a entidade, o pedido foi feito por emails informais para o delegado de segurança da FIA e diretor de provas, Charles Whiting, e para seu departamento jurídico. A equipe ainda teria seguido em frente sem que obtivesse resposta.

Em resposta, o advogado da Mercedes, Paul Harris, eximiu a equipe de culpa ao afirmar que os testes não foram organizados por ela, e sim pela Pirelli, o que não feriria o regulamento. Ele também disse que caso exista punição, a Ferrari (equipe que denunciou o ocorrido ao lado da Red Bull) também deve receber sanções, pois ela teria realizado testes antes de Barcelona.

- É indiscutível que era um teste realizado pela Pirelli - disse Harris, que admitiu ainda que o fato de os pilotos terem usado capacetes pretos levantou suspeitas sobre a legalidade dos testes.

Em seu pronunciamento, o advogado da FIA já havia ressaltado que a ideia de que os testes foram convocados pela Pirelli não altera muito o panorama. De acordo com Howard, como "nenhum dos demais competidores sabiam que o teste seria feito, Mercedes e Pirelli podem ter realizado uma atividade prejudicial à concorrência".

Um dos pivôs do caso, o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, apareceu de surpresa no tribunal para acompanhar o julgamento.

Como o julgamento se arrastou por mais tempo que o esperado, a FIA divulgou que o veredito sairá apenas nesta sexta-feira, ao contrário do que havia prometido anteriormente.

  • Matéria
  • Mais Notícias