Federações lamentam falta de diálogo com a CBF

- Matéria
- Mais Notícias
As federações estaduais de futebol começaram a externar seu descontentamento pela falta de comunicação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Como sócia majoritária do Comitê Organizador Local, a entidade máxima do futebol ainda não fez uma prestação de contas a suas filiadas.
– Em relação ao futebol, não se fez nada. Não me encontro muito com o Ricardo (Teixeira, presidente da CBF). Talvez, no momento certo, sejamos chamados – disse o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino.
De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, a solução para acabar com a desinformação é cobrar a entidade máxima do futebol brasileiro na próxima assembleia geral. O dirigente informou ainda não saber quando o encontro ocorrerá.
Mas se há problemas de diálogo com a CBF, as confederações foram unânimes em afirmar que com os entes públicos tudo transcorre em parceria. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, destacou que o entrosamento com o governo estadual é tanto que o poder público pagará um funcionário da entidade para cuidar dos assuntos da Copa.
– Eles nos pediram para designar alguém para fazer o meio-de-campo entre o governo e a federação. Agora, quanto a CBF e a organização da Copa, pouco ou quase nada temos participado – frisou Novelleto.
O dirigente gaúcho também confirmou que vai pedir explicações ao presidente da CBF na assembleia geral da entidade.
Silêncio na CBF
O LANCE! enviou as perguntas abaixo, mas a CBF não respondeu:
Por que a CBF, como sócia do Comitê Organizador Local da Copa Rio 2010, não tem prestado conta de suas ações na organização do evento mundial às federações de futebol a ela filiadas?
Por que a CBF, como sócia do Comitê Organizador Local da Copa, não tem consultado e nem pedido orientação sobre os seus atos na organização do evento mundial às federações de futebol a ela filiadas?
Para a CBF, qual o papel que as federações estaduais de futebol podem desempenhar na organização da Copa do Mundo de 2014?
A CBF já marcou uma data para a sua assembleia geral deste ano? Caso tenha marcado, quando ela ocorrerá?
A CBF já apresentou uma autorização de sua assembleia geral ou modificou seu estatuto para participar como sócia do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014?
Caso não tenha feito, a CBF pretende tomar alguma medida a esse respeito?
Com a palavra:
"Está todo mundo meio perdido"
Carlos Alberto Oliveira, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, se mostra confuso quanto ao seu papel na organização da Copa:
- Confesso que não quero briga, mas não estou sabendo de nada sobre a organização da Copa do Mundo. A única oportunidade que terei será durante a Assembleia Geral da CBF e irei fazer isso. Lembro que, antes de o Brasil ganhar, o Ricardo Teixeira pediu para eu continuar na federação pernambucana porque seria mais fácil para a organização. Só que já estou arrependido. Deveria ter ido embora, porque não faço nada. Qual o nosso papel? Está todo mundo meio perdido. O que tem dado certo é a nossa parceria com os governos estadual e municipal na questão dos estádios. Ninguém da organização fala com a gente. Não há uma prestação de contas, nem nada.
- Matéria
- Mais Notícias