menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Cuidado com eles! Coadjuvantes costumam aprontar na Copa das Confederações

Dia 01/03/2016
03:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

Muito se fala em Brasil, Espanha, Itália e Uruguai como postulantes ao título da Copa das Confederações. Porém, o histórico da competição mostra que os “patinhos feios” costumam aprontar e protagonizar algumas surpresas ao longo da disputa. Prova disso é que das seis edições do torneio apenas em uma delas (2005) os coadjuvantes não fizeram das suas.

Nas seis edições da disputa, em apenas uma, em 2005 na Alemanha, nenhuma grande zebra aconteceu. Nas demais ocasiões, em algum momento, o país que era considerado carta fora do baralho fez sua graça e se tornou a sensação da competição.

O melhor exemplo é o México, adversário da Seleção no Grupo A. Em 1999, o país sediou a Copa das Confederações e fez a alegria da torcida. Na final, derrotou o Brasil, grande favorito, em uma partida de sete gols e conquistou o seu principal título internacional.

E MAIS

> Onze anos depois, Felipão volta a dirigir o Brasil em uma competição
> Ufa! Espanha atravessa maratona incrível até o ano que vem
> Apegado à tradição, Uruguai chega à Copa das Confederações 'no limite'

O Japão, outro rival dos comandados de Felipão, também aprontou das suas. Chegou na final em 2001, perdendo em casa para a França. Camarões, em 2003, também conquistaram o segundo lugar, sendo superados pelos Bleus. Por fim, a África do Sul, jogando em casa, quase complicou a vida do Brasil e Espanha na última edição da Copa das Confederações.

RELEMBRE AS SURPRESAS AO LONGO DAS EDIÇÕES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

1997 - Arábia Saudita

O Brasil foi campeão absoluto da competição, goleando inclusive na final. Mas a surpresa foi a Austrália. Com Kewell, Viduka e Aloisi, o time chegou à decisão após derrotar o Uruguai por 1 a 0.

1999 - México

Comandado por Ronaldinho Gaúcho, o Brasil não foi páreo para o México, que jogava em casa. No título, Cuauhtémoc Blanco ficou conhecido. Na mesma competição, a Alemanha sequer se classificou à segunda fase, sendo inclusive goleada por 4 a 0 pelo Brasil.

2001 - Japão e Coreia

A França foi absoluta na competição. Ganhou todos os jogos e não tomou conhecimento de nenhum adversario. Porém, o Japão contrariou a lógica e foi à final. México, campeão da edição anterior, sequer foi à semifinal.

2003 - França

Soberana novamente, a França não teve dificuldades para ganhar o título. Porém, pegou Camarões na final. Brasil não se classificou para a fase final.

2005 - Alemanha

Talvez a que teve menos surpresas até então. Final entre Brasil e Argentina, Alemanha se classificando e derrotando o México no terceiro lugar. Porém, a Grécia, campeã europeia no ano anterior, ficou em último somando apenas um ponto.

2009 - África do Sul

Estados Unidos vence a Espanha na semifinal e faz final contra o Brasil. África do Sul, jogando em casa, também quase eliminou a Seleção. Itália, campeã mundial, caiu na primeira fase.

  • Matéria
  • Mais Notícias