Cruzeiro quer nova mudança drástica na temporada
- Matéria
- Mais Notícias
- Guardadas as devidas proporções, no continente, é como o Barcelona. Seu jogo e os resultados que alcançou na Copa Libertadores são contundentes – assim se referiu Diego Aguirre, técnico do Peñarol (URU), finalista da Libertadores, no dia 14 de abril, ao futebol desempenhado pelo Cruzeiro. Os toques envolventes e a facilidade para marcar gols encantavam os torcedores celestes e amedrontavam os adversários.
- Nunca acreditei que éramos o melhor time. As coisas se invertem muito rápido. Temos que ter a cabeça no lugar e saber que não somos o melhor, mas também não somos o pior – opinou o volante Fabrício.
Mas em uma noite de futebol ruim, aliada a expulsão de Roger ainda no primeiro tempo, a Raposa caiu diante do Once Caldas (COL) em plena Arena do Jacaré. Uma precoce eliminação nas oitavas de final que, aparentemente, mexeu com o psicológico de todos na Toca da Raposa. Se antes tudo o que era tentado dava certo, hoje, a sorte parece estar sempre do lado do rival.
A incômoda colocação, 18º, com apenas três pontos, não faz jus às últimas participações do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Para ilustrar isso, nas últimas quatro participações celestes no torneio nacional, a Raposa terminou o Campeonato sempre entre os cinco primeiros. Inclusive, na era dos pontos corridos, a pior colocação celeste nos pontos corridos foi um 13º lugar, em 2004.
Contudo, o Cruzeiro confia na reação no Brasileirão e o objetivo de conquistar, no mínimo, uma vaga na Taça Libertadores de 2012 segue na pauta do elenco celeste. Agora, sem Cuca, Joel Santana será o responsável por devolver o futebol mágico que encantou o Brasil nos primeiros quatro meses do ano.
- Eu vinha acompanhando os jogos e o Cruzeiro está jogando bem, mas faltou sorte. De vez em quando isso é importante também. Quem joga é o jogador. Eu vou ser o apoio, com a excelente comissão técnica que tenho - afirmou o novo comandante celeste, que já trabalha firme na Toca da Raposa II.
Novo ânimo para reagir
A diretoria do Cruzeiro não queria admitir, mas Cuca já achava que seria difícil reverter o atual quadro no Campeonato Brasileiro. O treinador, na coletiva de despedida na Toca da Raposa, chegou a afirmar que sabe que poderia reverter a situação, mas poderia demorar, o que deixaria os cruzeirenses mais distantes ainda do sonho do título.
- Tem um ânimo novo, um novo treinador dá uma animada. Não tenho dúvida que o Cruzeiro chegará lá em cima. A diretoria agiu bem e vai colher os frutos em breve – disse o ex-comandante.
Para dar esse choque de ânimo nos novos comandados, Joel Santana foi o escolhido. Com seu jeito brincalhão e conciliador, ele espera ser o homem certo para colocar o Cruzeiro nos trilhos. O meia Roger, que já trabalhou com Joel, também acredita nisso.
Com a palavra: Palhinha, ex-atacante e ídolo do Cruzeiro
"O Cruzeiro iludiu o torcedor e até a imprensa. Esta é a verdade. No início da Libertadores e no Mineiro, não enfrentou times tão fortes. Não jogou contra nenhum time grande, de alto nível. Acho que isso iludiu todo mundo, pois as goleadas e vitórias aconteciam, mas na hora que a coisa apertou, o time não rendeu o que tinha rendendo.
Acho que foi um exagero muito grande chamar o Cruzeiro de Barcelona das Américas., uma ilusão. Todos ficam encantados com o futebol praticado pelo time desde 2008, mas nos momentos decisivos, nas grandes decisões, o time some. Então, agora é preciso mudar a postura do elenco, ser o time mais pegador, com mais vontade e vibração, para sair desse momento.
Cada treinador tem um estilo. O Cuca, para mim, é um grande técnico, que busca o caminho do papo mais próximo, do diálogo. Quando achou que não teria mais condição, teve a dignidade de pedir para sair. O Joel Santanta, outro grande profissional, tem um estilo diferente, pois cobra, fala e vibra mais.
O Cruzeiro tem que reagir, mudar muita coisa, ser um time mais valente. Se continuar aceitando as coisas de forma passiva, não vai ficar nem entre os oito primeiros do Brasileiro."
- Matéria
- Mais Notícias















