menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Coritiba e Ceará: retrospecto à prova na Copa do Brasil

A sala tem a cruz de malta na decoração da luz do teto (Foto: Rodrigo Ciantar)
imagem cameraA sala tem a cruz de malta na decoração da luz do teto (Foto: Rodrigo Ciantar)
Dia 27/10/2015
21:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Coritiba e Ceará decidem, às 21h40 de hoje, uma vaga na final da Copa do Brasil. A meta, porém, é um fim comum a duas histórias diferentes, com nuances que podem definir o rumo da partida.

Enquanto o Coxa luta para superar o mau momento depois de um começo de ano incrível, o Ceará busca manter a regularidade e sonha reeditar a campanha de 1994, quando decidiu um título nacional.

As três partidas sem vitória - e sem balançar as redes - acenderam o sinal amarelo no Alviverde. No entanto, isso não preocupa o zagueiro Demerson, titular no jogo de hoje:

– O trabalho vem sendo feito de maneira correta, apesar de os resultados nao acontecerem, mas estou certo de que faremos um bom jogo.

Regularidade é a chave

O trunfo do Ceará é a manutenção da regularidade que a equipe vem apresentando na temporada. Campeão estadual com 83,3% de aproveitamento, o Vozão chegou às semifinais do torneio nacional com apenas três derrotas em 2011.

– Não estamos indo a Curitiba a passeio. Do outro lado estará uma das maiores equipes do Brasil, que respeitamos muito, mas temos condições de nos classificarmos à final – disse o goleiro Fernando Henrique.

Basta um empate com gols para o Alvinegro Cearense se garantir na decisão da Copa do Brasil. Caso garanta a vaga, será a segunda vez que o clube decidirá o torneio. A primeira foi em 1994, quando o Grêmio foi o adversário na finalíssima.

Treinador alviverde tem a receita

Apesar de ter de superar os maus resultados recentes para conseguir uma vaga na primeira final de Copa do Brasil de sua história, a meta do Coritiba é apenas dar sequência ao bom trabalho.

– Não tenho preocupação alguma com os últimos jogos. Temos um grupo experiente e que já passou por adversidades esse ano. Esperamos dar sequência ao trabalho – disse o técnico Marcelo Oliveira.

O treinador dá a receita para a equipe garantir a vaga na final:

– Temos de melhorar a qualidade do passe e a ansiedade. Tudo isso já foi conversado com o grupo e esperamos fazer um bom jogo.

O zagueiro Demerson ganhou a vaga de Cleiton e será parceiro de Emerson na zaga do Coxa.

– Temos de manter o bom trabalho. Podemos entrar para a história do Coritiba e temos encarado isso com muita seriedade – afirmou o
zagueiro ao Lance!

Eficiente longe de casa

O Ceará tem mais um motivo para acreditar na classificação para a final da Copa do Brasil contra o Coritiba, no Couto Pereira. Além do bom momento pelo qual o clube passa, o retrospecto do Vozão fora de casa na competição é respeitável: nenhuma derrota jogando no terreno do adversário.

Foram quatro partidas, três vitórias, inclusive contra o Flamengo, e apenas um empate. Por ter ficado no 0 a 0 na primeira partida, uma vitória simples ou um empate com gols garantirá a classificação ao time cearense.

O técnico Vagner Mancini virá com a força máxima para o jogo. O artilheiro Marcelo Nicácio, que ficou na reserva na partida de ida, deve retornar ao time titular e volta a ser a maior esperança de balançar as redes. O único desfalque é o zagueiro Fabrício, que foi vetado pelo departamento médico e será substituído por Diego Sacoman.

Vozão quer repetir 1994

O grupo alvinegro busca inspiração no Ceará de 1994, finalista da Copa do Brasil, para voltar a fazer história na competição. Em 1994, após eliminar Palmeiras e Inter, o Vozão encarou o Linhares-ES na semifinal.

Assim como no time atual, a situação ficou complicada após empate de 0 a 0 em Fortaleza. Mas o Ceará conseguiu a vaga na decisão ao vencer fora de casa por 1 a 0. O título escapou diante do Grêmio, com direito a um pênalti controverso em Sérgio Alves, não marcado pelo árbitro.

– Foi tão claro que a torcida do Grêmio saiu constrangida do Olímpico - lembra o ex-jogador.

COM A PALAVRA
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba

"Estou convicto de que acertei ao escalar os titulares para a estreia do Brasileirão. Não deixamos de fazer boas partidas, apesar dos últimos resultados. Temos apenas de melhorar o passe e trabalhar a ansiedade do grupo, motivada pela grande expectativa criada com a trajetória tão positiva nesse começo de ano. Mas tudo isso já foi conversado e nosso grupo tem jogadores experien-tes e já passou por adversidades. Estamos confiantes em fazer um bom jogo"

COM A PALAVRA
Sérgio Alves, ex-jogador do Ceará

"Ninguém conhecia o time do Ceará em 94, seria uma grande zebra se fosse campeão. Hoje o time é mais respeitado por tudo que tem feito nos últimos anos, mas joga parecido. Um 4-4-2 ofensivo e contando com bons finalizadores. A confiança nesse grupo é total. É formado por jogadores experientes, acostumados a disputar competições como Copa do Brasil e até Libertadores. Não vai sentir pressão alguma e tem tudo para buscar essa vaga hoje em Curitiba"

Retrospecto do Coritiba

Avassalador - O Coxa teve um início de ano incrível, acumulando 24 vitórias consecutivas, o maior número da história do futebol brasileiro.
Goleada - Pelas partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o alviverde atropelou o Palmeiras por 6 a 0.
Tropeço - Na partida de volta contra o Palmeiras, o Coritiba perdeu de 2 a 0 e teve sua série de 29 partidas invicto quebrada.
Apagão - Nos últimos três jogos não venceu, e sequer fez gol. E ainda perdeu perdeu invencibilidade em casa Atlético/GO.

  • Matéria
  • Mais Notícias