Corinthians vive dilema sobre permanência de Tite em 2012

- Matéria
- Mais Notícias
Na última terça-feira, o presidente Andrés Sanchez concedeu entrevista coletiva para falar sobre a possibilidade de o clube contratar Carlitos Tevez. Ele afirmou:
– O Corinthians tem uma lista de jogadores como reforços, estamos conversando sobre isso, mas primeiro temos de renovar com treinador.
O alerta de Andrés não foi por acaso nem da boca para fora. A dúvida em relação à permanência do atual comandante na próxima temporada, neste momento, causa um verdadeiro dilema entre diretores.
A avaliação é de que o trabalho de Tite é muito bom, inclusive, pela necessidade de se remontar a equipe duas vezes em menos de um ano – após as saídas de Elias, Jucilei, Ronaldo e Roberto Carlos e na última vez, com a chegada dos reforços.
Porém, um possível insucesso na reta final do Brasileirão mexe com Andrés e toda sua diretoria. Se a equipe não conquistar o título brasileiro, como será recebida por parte dos torcedores uma possível permanência do treinador no cargo? Como cancelar a renovação do vínculo se o título da competição nacional não vier? Isso sem falar numa possível piora no quadro, como a perda de uma das vagas na Libertadores...
E o dilema está aí: mantê-lo pelo trabalho que vem fazendo, independentemente dos resultados, ou mandá-lo embora devido ao quarto campeonato sem título? Tite perdeu o Brasileirão-10, caiu na Libertadores-11 para o Tolima (COL) e foi vice-campeão do Paulistão.
A solução da situação é tão complicada que o presidente Andrés Sanchez, que irá deixar o cargo em dezembro – vice Roberto de Andrade é quem fará a transição –, pensa que os candidatos na eleição de fevereiro deveriam se reunir para encontrar um consenso sobre a permanência ou não do treinador.
– Se dependesse do resultado, já teria mandado embora. Vou conversar com os candidatos sobre o Tite. Isso aí (renovação) é lá para final de novembro que deve acontecer. A prova maior de que o Corinthians quer ele é que, mesmo por tudo o que passamos no ano, continua como treinador – afirmou.
– Tem de deixar tudo apalavrado com o Tite (para 2012). Ele tem tudo para ser o treinador no ano que vem e espero que seja – completou Andrés, que bancou o treinador apesar dos seus insucessos.
AS OPINIÕES
O que pensa sobre a possibilidade de o treinador permanecer na próxima temporada?
"Difícil analisar do lado de fora, a gente não sabe o que se passa lá. Acredito que renovaria com ele. É boa pessoa, bom técnico, não sei o por que daquela queda de rendimento" - Paulo Garcia - Provável candidato
"Analiso treinador pelo trabalho, pelos atletas que contrata. Tite não vai mal, está em 1 lugar. Mas dependerá muito do final, se for campeão tem de renovar. Vamos ver..." - Osmar Stábile - Provável candidato
*Mário Gobbi não atendeu as ligações do LANCENET!
Entenda o dilema
A diretoria quer renovar com Tite porque...
...o trabalho do treinador, na visão de Andrés Sanchez e sua diretoria, é de alto nível. Sua postura perante aos jogadores e as duas reconstruções que teve de fazer na equipe em menos de um ano são motivos suficientes para fazer dele o treinador do time em 2012.
...a permanência de um profissional que tem vivência dentro do clube e total conhecimento do grupo também é vista como uma das causas do 'sim'.
E ainda não renovou com o treinador porque...
...a diretoria teme o insucesso na reta final do Brasileirão-11. Seria o quarto de Tite no comando do Timão, que já perdeu o BR-10, foi eliminado na 1 fase da Copa Libertadores e ainda perdeu final do Paulista para o Santos.
...em fevereiro haverá eleições para presidente. E se o novo mandatário não gostar do trabalho do treinador e quiser trocá-lo imediatamente?
- Matéria
- Mais Notícias















