No Corinthians, Jorge Henrique e Dentinho assumem o ataque
- Matéria
- Mais Notícias
Com a lesão de Ronaldo na partida contra o Vitória, no último domingo, no Barradão, a esperança de gols da torcida corintiana fica nos pés de Dentinho e Jorge Henrique. Eles devem formar a dupla de ataque que enfrentará o Vasco, no próximo domingo, às 17h, no Pacaembu. Apesar de já terem atuado juntos várias vezes, em poucas oportunidades os jogadores foram os únicos atacantes do Timão.
Desde a chegada de Jorge Henrique ao Parque São Jorge, no início de 2009, em apenas seis partidas seu único companheiro de ataque foi Dentinho, escalação que deve se repetir no próximo domingo. Nos outros 37 jogos em que os dois atuaram juntos sempre contaram com a ajuda de um terceiro atacante de área para fazer os gols.
Dentinho culpa imprensa pelo desespero do time
Na maioria das oportunidades esse terceiro atacante foi Ronaldo, que jogou 23 jogos com a dupla. Souza é o segundo atacante mais utilizado como titular com Jorge Henrique e Dentinho, tendo participado de seis jogos. Iarley, a outra opção de Tite para o ataque do Timão, atuou apenas duas vezes como titular com esses jogadores.
Outro dado preocupa. Nesta temporada, Jorge Henrique e Dentinho jogaram poucas vezes juntos. Foram apenas 11 partidas em que os dois começaram como titulares.
Número pequeno se comparado às 28 vezes em que os dois começaram juntos uma partida pelo Corinthians no ano anterior. Com isso, o entrosamento da dupla pode ser um problema contra o Vasco.
Mas a dupla tem sorte. O Timão conseguiu bons resultados com os jogadores atuando lado-a-lado no ataque. Foram três vitórias, dois empates e apenas uma derrota nas partidas em que receberam a função de goleadores da equipe.
Sorte que o Corinthians vai precisar se quiser ser campeão brasileiro. Afinal, precisa torcer por um escorregão do Fluminense e fazer o seu papel, vencendo os próximos jogos.
Jogos com a dupla
25/2/09 - Noroeste
2 a 0 sobre o Noroeste no Paulistão. A dupla estreia, mas não marca.
15/3/09 - Santo André
Empate em 0 a 0 com o Santo André, no
Bruno José Daniel.
7/10/09 - Fluminense
Já pelo BR, 1 a 1 com o Flu no Maracanã. Passe de JH, gol de Dentinho.
18/10/09 - Sport
Única derrota. 2 a 0 para Sport na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão.
30/5/10 - Santos
Passeio no Santos: 4 a 2, no Pacaembu. Gol de JH na 5 rodada do BR.
25/7/10 - Guarani
3 a 1 no Guarani no Paca. Despedida de Mano e um gol de JH.
Jorge Henrique melhor com um do lado
No ano passado, Jorge Henrique se destacou no Corinthians com a formação de três atacantes. Ao lado de Dentinho e Ronaldo, o camisa 23 ajudou a equipe a levantar os canecos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2009.
Já neste ano, a história está sendo outra. Jorge Henrique tem tido muito mais sorte quando joga com apenas um companheiro de ataque.
Em 2010, foram, ao todo, dez gols marcados. Sete deles atuando no esquema com dois atacantes e apenas três quando o velho 4-3-3 de Mano Menezes foi usado.
A polivalência dele sempre foi exaltada pelos técnicos. Característica que, por muitas vezes, o tira de perto da meta adversária. Foi assim com Mano, que já o usou nas duas alas e também como meia atacante.
Com Adilson Batista, o camisa 23 virou até meia de ligação. Verdade é que, jogando no ataque, Jorge sempre belisca alguns golzinhos.
- Matéria
- Mais Notícias