Copa do Mundo: All Blacks vão à guerra em casa
- Matéria
- Mais Notícias
Você pode não entender de rúgbi, mas já ouviu falar nos All Blacks. A seleção da Nova Zelândia é uma grife. Líder do ranking mundial, detém vários recordes e não tem retrospecto negativo contra nenhum dos 20 times que já enfrentou desde seu primeiro jogo oficial, em 1903 (vitória por 22 a 3 sobre a rival continental Austrália). Isso sem falar na Haka, dança de guerra aborígene executada pelos jogadores antes das partidas para intimidar seus adversários (veja como é no infográfico ao lado).
Tanto prestígio, no entanto, não significa soberania quando o assunto é a Copa do Mundo de Rúgbi, disputada a cada quatro anos, como no futebol. Os All Blacks venceram a edição inaugural, em 1987, e só. A campanha do último Mundial, em 2007 – queda nas quartas de final para a França –, virou vergonha nacional no pequeno país da Oceania, com pouco mais de 4 milhões de habitantes. Até um relatório de 47 páginas foi elaborado para desvendar as razões do fracasso.
Para mudar esse cenário e conquistar o segundo título, igualando-se à Austrália e à África do Sul como os maiores vencedores, a Nova Zelândia aposta no fator casa para a sétima edição da Copa do Mundo, com início nesta sexta-feira. O rival na estreia será Tonga, às 5h30 (de Brasília), em Auckland, pelo Grupo A.
A perda do título do Tri Nations para a Austrália, no mês passado, deixou os All Blacks em alerta para um fiasco em casa. Por isso, o técnico Graham Henry promoveu nove mudanças na equipe titular.
Na batalha que promete ser a busca pelo título da Copa, a Nova Zelândia tem como maior rival, além dos australianos, a África do Sul, atual campeã mundial.
Copa do Mundo de Rúgbi 2011
Participantes
São 20 seleções, divididas em cinco grupos: A (Nova Zelândia, França, Japão, Tonga e Canadá), B (Argentina, Escócia, Inglaterra, Geórgia e Romênia), C (Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Itália e Rússia) e D (África do Sul, País de Gales, Fiji, Samoa e Namíbia).
Primeira rodada
Horários de Brasília. Nesta sexta-feira: 5h30 - Nova Zelândia x Tonga; 22h - Escócia x Romênia. Sábado: 0h30 - Fiji x Namíbia; 3h - França x Japão; 5h30 - Argentina x Inglaterra. Domingo: 0h30 - Austrália x Itália; 3h - Irlanda x Estados Unidos; 5h30 - África do Sul x País de Gales.
Fórmula de disputa
Seleções se enfrentam em seus grupos. As duas melhores de cada chave formam os confrontos das quartas de final na seguinte ordem: 1º do A x 2º do B; 1º do B x 2º do A; 1º do C x 2º do D; 1º do D x 2º do C. Os vencedores jogam a semifinal, em confronto único, para a formação dos finalistas.
Final
Marcada para 23 de outubro, no Eden Park, em Auckland, com capacidade para 60 mil pessoas.
Glossário do rúgbi
Na Copa disputa-se o rúgbi union, com 15 jogadores de cada lado. Um jogo tem dois tempos de 40 minutos. O objetivo é anotar um try, a pontuação máxima, que vale cinco pontos e o direito a um chute extra (mais dois pontos).
- Matéria
- Mais Notícias