menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Conmebol anuncia reformas, como a divulgação de salários de cartolas

Dia 01/03/2016
03:33

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Conmebol publicou nesta quarta-feira um ofício revelando uma lista de procedimentos para aumentar a transparência e evitar escândalos de corrupção, como o que estourou no final de maio, levando à prisão cartolas da entidade, sendo dois ex-presidentes. A lista de medidas é encabeçada pela criação de um Programa de Conformidade e Cumprimento.

Com isso, um Comitê de Supervisão financeira, dirigido por uma pessoa independente, será criado para reportar ao Comitê Executivo da Conmebol as atividades. As medidas em prol da transparência incluem a publicação dos salários de todos os membros do Comitê Executivo da Conmebol, inclusive do presidente Juan Ángel Napout, e a solicitação para que as associações filiadas – inclusive a CBF – encaminhem as prestações de contas para serem revisadas pela Conmebol.

A entidade sul-americana ainda avisou que realizará uma reforma no Código de Ética com a “finalidade de estabelecer procedimentos mais efetivos para investigar as denúncias de conduta indevida e corrução sobre oficiais e executivos”.

No documento, que foi redigido após a reunião do Comitê Executivo pré-sorteio das Eliminatórias, na sexta-feira passada, a Conmebol também promete melhorar as medidas antisuborno, irregularidade que desencadeou o caos recente na entidade, levando à prisão o ex-presidente Eugenio Figueredo e José Maria Marin, vice da CBF, por exemplo.

Sobre as medidas em caráter comercial, a Conmebol, entre outros itens, disse que não estabelecerá relações contratuais com pessoas sobre as quais existe acusação formal de autoridades por algum delito que comprometa a integridade do futebol ou operações da entidade.

  • Matéria
  • Mais Notícias