Com críticas ao formato e defesa da CBF, Brasileiro sub-20 tem 1ª edição
- Matéria
- Mais Notícias
Após anos e anos de reclamações por parte dos clubes, finalmente a Confederação Brasileira de Futebol decidiu organizar um Campeonato Brasileiro da categoria sub-20. A primeira edição do maior torneio júnior com chancela da entidade começa nesta terça-feira, às 19h30, no Pacaembu. No estádio, o Corinthians recebe o Grêmio pela primeira do total de cinco rodadas válidas pela fase de classificação.
A existência de apenas cinco datas, inclusive, é motivo de reclamação para os 20 clubes participantes, divididos em quatro grupos. Como uma equipe folga a cada rodada, a maioria dos clubes terá apenas quatro jogos em todo o Brasileirão sub-20. Dos 20, 12 serão eliminados na primeira fase e apenas oito terão chances de sobrevivência até a final, marcada para 2 de setembro. Quem chegar à decisão
- É uma iniciativa maravilhosa, mas o formato decepcionou um pouco. Gostaríamos de um campeonato com uma longevidade maior. Mas quem sabe em 2016 consigam mudar o formato, precisa evoluir - admitiu ao LANCE! o técnico do Santos, Pepinho Macia.
A Federação Gaúcha organizava um torneio chamado de Brasileirão sub-20 desde 2006, mas ele ocorria no fim do ano, às vésperas da Copa São Paulo de Juniores, e boa parte dos clubes mandava a campo times juvenis. Além disso, os jogos todos aconteciam no Rio Grande do Sul. Agora, o torneio com aval e incentivo da CBF é tratado como prioridade para os clubes, que têm poupado peças no Estadual pensando no Brasileiro.
Apesar de ser sub-20, a competição permite a inscrição de três atletas acima da categoria, algo que os próprios clubes se organizaram para evitar. Assim, a orientação da CBF deverá ser ignorada em razão do acordo feito antes da bola rolar.
Alvo de críticas após o vexame brasileiro na Copa do Mundo, a organização do futebol de base finalmente começa a ganhar atenção.
COM A PALAVRA, Erasmo Damiani
Coordenador da base da CBF, ao L!
"A criação do Campeonato Brasileiro sub-20 vem sendo reivindicada bem antes do 7 a 1. Na época dessa derrota o trabalho de formação dos clubes brasileiros foi culpado, mas a maioria dos jogadores que atuou contra a Alemanha foi formada fora do Brasil ou já está há muito tempo longe.
O trabalho de formação no Brasil é bom e agora a CBF dá mais um passo à frente. É fundamental dar oportunidade aos clubes de mais confrontos diretos, porque já é uma idade em que você precisa de mais duelos interessantes, contra clubes de nível. Em dois anos, a ideia é que eles estejam jogando um contra o outro no profissional, então todos vão jogar completos e levar mais a sério.
Claro que os clubes queriam mais datas, mas não deu para acontecer agora. Mas como dito, já é um bom primeiro passo.".
TAÇA BH VIRA SUB-17 E VIVE POLÊMICA:
A chancela da CBF no Campeonato Brasileiro sub-20 transformou o torneio organizado pela Federação Gaúcha, também chamado de Brasileirão, e a Taça BH em competições da categoria juvenil, ou sub-17.
A Taça BH era o segundo torneio nacional de juniores em ordem de importância, e agora vive uma polêmica em sua transição para a categoria menor. A questão é que a Federação Carioca (FERJ) proibiu todos os clubes vinculados a ela a participarem da competição que reúne 40 clubes e será realizada a partir de 9 de julho.
A proibição ocorre por conta de um boicote que os clubes estão fazendo ao Vasco na base. Na opinião dos clubes, que já fizeram o Vasco ser vetado na Copa Nike sub-15, o clube aliciou o atacante Paulo Vitor, que tinha contrato de formação com o Fluminense, mas assinou vínculo profissional com o Cruz-maltino no início da temporada. Na Taça BH, os clubes mantiveram o boicote e, em represália, a FERJ enviou um email aos filiados proibindo participação.
A questão é que a FERJ está rompida com Flamengo e Fluminense, que desejam entrar na Taça BH e ignorar o aviso. A polêmica segue aberta.
BRASILEIRÃO SUB-20
PRIMEIRA RODADA
2/6, às 19h30
Corinthians x Grêmio (Pacaembu)
3/6, às 15h
Santos x Atlético-MG (Vila Belmiro)
Botafogo x Palmeiras (Nilton Santos)
Atlético-PR x São Paulo (Francisco Muraro)
Cruzeiro x Goiás (Arena do Jacaré)
Bahia x Vasco (Pituaçu)
Internacional x Ponte Preta (Morada dos Quero-Queros)
4/6, às 19h30
Flamengo x Vitória (Giulite Coutinho)
Folgam: Ceará, Coritiba, Fluminense e Sport
Grupo A
Atlético-PR
Fluminense
Internacional
Ponte Preta
São Paulo
Grupo B
Corinthians
Coritiba
Grêmio
Flamengo
Vitória
Grupo C
Botafogo
Ceará
Cruzeiro
Goiás
Palmeiras
Grupo D
Atlético-MG
Bahia
Santos
Sport
Vasco
- Matéria
- Mais Notícias