Coincidência de 2009 faz Flamengo acreditar no título
- Matéria
- Mais Notícias
Após acabarem com a sequência de dez jogos sem vencer no Brasileirão na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, os jogadores do Flamengo voltaram a falar em título, mesmo que o time ainda esteja bem distante do líder Vasco (diferença de oito pontos).
Para manter vivo o sonho do título, os rubro-negros se recordam da campanha de 2009, quando na 26 rodada estavam exatamente na sexta colocação, com um ponto a menos e uma diferença para o líder ainda maior. Na ocasião, o Flamengo somava 40 pontos e o líder Palmeiras tinha 50.
Segundo o estatístico Marcelo Leme de Arruda, o Flamengo tem apenas 0,4% de chance de ser campeão. Porém, o time pode se valer dos confrontos diretos para encostar nos líderes. O primeiro deles é no próximo domingo, contra o São Paulo. Depois, o Rubro-Negro encara Fluminense e Palmeiras.
Para o meia Renato, o caminho do Flamengo é o mais complicado entre os clubes que ainda aspiram o título. Porém, ele mantém vivo o sonho de levantar o caneco ao término desta temporada.
– Nossa situação comparada à dos times que estão lá em cima é a mais difícil. Temos quatro confrontos diretos e precisamos vencer para pensar na Libertadores primeiro e depois no título – explicou.
Renato ainda colocou os oito primeiros do Campeonato Brasileiro como candidatos ao título:
– São oito equipes que estão na disputa pelo título do Brasileiro e o Flamengo é uma delas. Quem conseguir umas três vitórias vai dar uma subida boa.
MOTIVOS PARA ACREDITAR NO TÍTULO
Sequência
A melhor sequência no primeiro turno começou contra o Atlético-MG. O time pode agora iniciar nova arrancada, um jogo depois, com os mesmos rivais.
Confronto direto
No primeiro turno, o Fla foi bem nas partidas contras as equipes que estão acima na tabela de classificação. Dos cinco times à frente, o Fla pegará quatro até o fim do BR.
Grupo à disposição
Vanderlei Luxemburgo está com todo o elenco à disposição. Apenas o jovem volante Luiz Antonio e o pouco utilizado Vander estão no departamento médico.
Fator R10
Ronaldinho Gaúcho tem sido convocado para a Seleção Brasileira e mantido a boa fase mesmo durante o jejum de vitórias. Ele é o trunfo do Fla para conseguir o hepta.
Apoio da torcida
Com o retorno das vitórias, a tendência é a torcida voltar a apoiar o time. Com estádio lotado, o Fla pode ter um forte aliado na busca por mais um título brasileiro.
Com a palavra - Marcelo Leme de Arruda - Estatístico
Faltam 12 rodadas inteiras e são 120 jogos e mais dois do Santos que estão faltando. E cada jogo tem uma grande quantidade possível de resultados. Cada combinação pode aumentar ou não as chances do Flamengo.
No momento, a possibilidade de título é de 0,4% e de Libertadores é de 20%. Mas se o time ganha cinco jogos seguidos, por exemplo, faz com que a possibilidade aumente. No fim de semana, por exemplo, se o Fluminense perder e o Flamengo ganhar, já ultrapassa um rival.
É o que aconteceu com o Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009. A chance de rebaixamento chegou a ser de 99% e atingiu zero quando o time se livrou no fim da competição. Ele fez a sua parte e foi ajudado pelos resultados de outros times. Combinações podem aumentar chances.
Opinião dos especialistas
É possível o Flamengo repetir uma arrancada como a do título de 2009?
Mariucha Moneró - Colunista do LANCE!
Acho difícil, pois este time tem muitas deficiências. Tem jogadores que não estão rendendo bem.
Vitor Birner - Colunista do LANCE!
Não. Mesmo que volte a atuar bem, as outras equipes evoluíram. Deve pensar mais em vaga na Libertadores.
São Paulo não tem ido bem contra os cariocas
O retrospecto do São Paulo neste Campeonato Brasileiro contra os times do Rio de Janeiro não tem sido nada animador. Foram cinco jogos até aqui, sendo um empate e quatro derrotas.
Vale destacar que três das quatro vezes em que teve o revés, o time paulista estava atuando sob seus domínios, no Morumbi.
- O Flamengo vai fazer de tudo para que isso continue. Mas não será uma partida fácil e esses números não vão garantir o resultado que queremos. Por isso, vamos ter que batalhar muito. Jogar com atenção redobrada, aplicação tática e procurar fazer aquilo que o nosso treinador nos passará. A semana de treinos está sendo boa - disse o lateral-esquerdo Junior Cesar,
que antes de ser contratado pelo Rubro-Negro, no meio do ano, estava exatamente no rival paulista.
- Sei muito bem como é a força do São Paulo em casa, já que joguei por um bom tempo lá, mas só penso na vitória do Flamengo e é nisso que todo o nosso grupo precisa estar focado neste momento. Trata-se de uma grande equipe. Respeitaremos muito eles, mas sabemos que é um adversário direto na luta pelo título - destacou.
Bate-Bola - Thiago Neves - Em entrevista coletiva
1) Como o Flamengo pode voltar à briga pelo título Brasileiro?
Thiago Neves - Não podemos nos desesperar e querer a vitória de qualquer jeito. Não vamos enfrentar qualquer time. Ficamos dez jogos sem vencer, mas ainda estamos no bolo. O torcedor tem que colocar na cabeça que ainda podemos buscar o título
2) Em quais aspectos o time pode melhorar para ter uma sequência?
Thiago Neves - Tem o peso de ter ganhado (do América-MG). Era obrigação, mas tem que melhorar o ataque, a defesa. Precisamos melhorar muito. Se jogarmos como na último partida, não vamos ganhar do São Paulo.
3) O Flamengo tem que ter cuidado com quais jogadores?
Thiago Neves - É complicado. Tem Rivaldo, Lucas, Luis Fabiano e Casemiro. O Rivaldo vem fazendo a diferença.
- Matéria
- Mais Notícias