menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

COB próximo de acertar com técnico de ginástica campeão olímpico

Dia 01/03/2016
01:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Comitê Olímpico Brasileiro está próximo de acertar a contratação do russo Alexander Alexandrov. Técnico da seleção feminina de ginástica artística da Rússia nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, ele virá para chefiar as ginastas do país, em modelo semelhante ao que trouxe Oleg Ostapenko ao Brasil na década passada.

A vinda do treinador ocorrerá com aval da Confederação de Ginástica (CBG). No entanto, será o comitê olímpico que financiará a permanência do técnico durante o ciclo até os Jogos do Rio. Ele deve vir à Cidade Maravilhosa ainda neste mês para celebrar o vínculo.

A informação foi confirmada ao L! pelo próprio COB. Assim como a japonesa Yuko Fujii, que auxilia a preparação do judô, ele será funcionário do comitê, não da entidade que dirige a ginástica nacional.

– A participação de treinadores qualificados no processo de preparação de atletas e equipes é condição básica e fundamental para o sucesso. Por essa razão, a valorização dos treinadores tem sido um dos pilares estratégicos do COB e está sendo intensificada para o ciclo olímpico até 2016 – disse Marcus Vinícius, superintendente executivo do COB.

Entre 2001 e 2008, o ucraniano Oleg Ostapenko teve a mesma incumbência que Alexandrov terá. Sob sua gerência, a ginástica feminina viu Daiane dos Santos sagrar-se campeã mundial em Anaheim-2003.

Na última Olimpíada, a seleção feminina da Rússia amealhou seis pódios sob a tutela do treinador. Além do título de Aliya Mustafina nas barras assimétricas, a equipe europeia conquistou mais duas medalhas de prata e outras três de bronze.

– Outro fator que justifica a contratação destes profissionais é que em modalidades de julgamentos subjetivos, como ginástica, saltos ornamentais, nado sincronizado, o currículo dos treinadores tem peso importante – completou Marcus Vinícius.

  • Matéria
  • Mais Notícias