Chicão e Liedson: Fonte de gols do Corinthians

- Matéria
- Mais Notícias
Com a saída de Dentinho, que atuará no futebol ucraniano, dois jogadores assumiram o posto de maior artilheiro do atual elenco do Corinthians: Chicão e Liedson. Cada um deles marcou, até o momento, 34 gols pelo Timão.
E é com o faro apurado dessa dupla que a equipe de Tite encara o Coritiba, às 16h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, cidade localizada a 270 km da capital.
A quantidade de gols do zagueiro está relacionada à qualidade na bola parada e ao tempo de casa. Chicão, que chegou em janeiro de 2008 e já fez 167 jogos, costuma bater faltas e pênaltis. É o zagueiro que mais balançou as redes rivais na história centenária do clube.
– É inusitado ver um defensor com tantos gols assim. É impressionante mesmo – elogia Liedson.
Apesar dos confetes jogados sobre o companheiro, o Levezinho também já fez história pelo Corinthians. E não apenas pelo título paulista em 2003, quando marcou nos dois rivais (Sampa e Verdão) .
Apesar de ter disputado apenas 54 confrontos com a camisa alvinegra, somando as duas passagens no Parque São Jorge, o atacante fez 34 gols – média de 0,62 gol por jogo.
A dupla, a pedido do L!, tirou a foto desta página na manhã de ontem, após o treino. Em meio ao cliques, brincaram sobre o fato de eles dividirem o posto na artilharia.
– É bom saber que a responsabilidade está dividida no elenco. Ele vai fazer mais um amanhã e vai ficar sozinho na liderança – brincou o camisa 9 do Corinthians.
– Vou nada. Vou ficar lá atrás, quem vai fazer é você – devolveu.
PRINCIPAIS GOLS DA DUPLA:
CHICÃO:
28/5/08 – 2 x 1 Botafogo
Em belo gol de falta, zagueiro decretou a vitória corintiana no tempo normal. Nos pênaltis, Timão venceu por 5 a 4 e foi à decisão da Copa do Brasil pela 4 vez.
25/10/08 – 2 x 0 Ceará
Cristian bateu falta e, no rebote, Chicão marcou. Gol definiu a vitória e a volta do Corinthians para a Série A no BR-09.
8/11/08 – 2 x 0 Criciúma
Zagueiro completou cruzamento de cabeça. Seria o primeiro gol da vitória que garantiria o título da Série B.
26/4/09 – 3 x 1 Santos
Falta no contrapé de Fábio Costa e placar aberto na decisão do Paulista.
20/5/09 – 2 x 2 Fluminense
Golaço de falta, no Maracanã, garante o Corinthians na semi da Copa do Brasil.
LIEDSON:
1/2/03 – 2 x 0 Botafogo-SP
Na primeira partida como titular, o atacante marca seu primeiro gol com a camisa do Timão e se firma na equipe.
5/3/03 – 2 x 2 Palmeiras
No primeiro jogo da semifinal daquele Paulista, Levezinho faz um dos dois gols.
8/3/03 – 4 x 2 Palmeiras
No segundo jogo da semifinal daquele Paulista, atacante volta marcar no rival.
22/3/03 – 3 x 2 São Paulo
No decisão do mesmo Paulistão, Levezinho faz um dos três do Timão.
9/2/11 – 4 x 0 Ituano
Logo em sua reestréia pelo Corinthians, Liedson marca duas vezes no Pacaembu
20/2/11 – 3 x 1 Santos
Com lindo toque por cima, faz o terceiro gol do triunfo sobre Neymar & Cia.
MAIOR ZAGUEIRO-ARTILHEIRO, CHICÃO EM BUSCA DE GRANÉ
O nome de Chicão já está cravado na história do Corinthians. E não apenas pelos três títulos conquistados. O atual camisa 3 é o zagueiro com mais gols após mais de cem anos de existência: 34.
Agora, a meta de Chicão é se tornar o maior defensor-artilheiro da história. Posto esse que, segundo o jornalista e historiador Celso Unzelte, é ocupado por Pedro Grané, que marcou nada menos do que 50 gols como lateral-direito do Corinthians.
Grané atuou com a camisa alvinegra entre as décadas de 1920 e 1930. E assim como Chicão se destacava pelas cobranças de falta. Só que no caso do ex-jogador, as cobranças eram mais fortes, e não colocadas como as do atual zagueiro-artilheiro.
Grané, chegou ao clube em 1924 e logo ganhou o apelido de 420, em alusão ao maior calibre dos canhões fabricados pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Ao longo de oito anos defendendo as cores do Corinthians, o lateral-direito marcou 50 vezes em 179 partidas. Um número que deve ser ultrapassado até dezembro de 2013, quando encerra o contrato de Chicão.
BATE-BOLA - CHICÃO
A equipe perdeu o Campeonato Paulista e iniciou bem o BR-11, com a vitória sobre o Grêmio. Como deixar para trás aquela derrota e iniciar nova caminhada pelo título?
Infelizmente, não conseguimos conquistar aquele título, ficamos tristes demais, mas, agora, é bola para a frente. Fico feliz pelo prêmio que conquistei (melhor zagueiro da competição estadual), mas quero lutar pelo primeiro Nacional.
Qual sua perspectiva para isso?
O Corinthians está muito forte para a disputa do Campeonato Brasileiro. Com um bom reforço na base, acredito que a equipe possa lutar no pelotão de frente do torneio.
Do atual elenco, você é o que mais vestiu a camisa. Já são 167 partidas pelo Timão. O que significa? O desejo de ir para Europa passou?
A meta é a de encerrar a carreira aqui. Tenho mais três anos de contrato. Quero cumprir e, se possível, renovar novamente. Pretendo ganhar títulos e ficar na história do clube, o que poucos conseguiram.
Você já tem 34 gols pelo Timão. É o zagueiro que mais vezes fez. Grané, na década de 20, fez 50 como lateral-direito. Dá para ultrapassá-lo e se tornar o maior defensor-artilheiro da história corintiana?
É um dos meus objetivos, mas não fico pensando nisso. Fico feliz em saber que sou o zagueiro com mais gols, treino bastante para isso. Quem sabe eu não passe ele?
BATE-BOLA - LIEDSON
Você marcou contra o Grêmio, na estreia no Brasileirão. Já fazia três jogos que não balançava redes...
Pois é. Já estava com saudade, fico feliz de ter ajudado minha equipe. Foi um gol bonito, e ainda teve o pênalti que eu sofri. Foi bom.
Em apenas quatro meses, você já igualou o número de gols de Ronaldo na última temporada (12). Como analisa esse dado tão positivo?
Estou feliz por ter marcado tantos gols quanto o Ronaldo no ano passado. Ele teve sérios problemas de lesões, isso complicou para ele. Graças a Deus, estou bem, fazendo gols quando tenho chance.
O Corinthians deve ter, em duas semanas, a estreia do Emerson. Como você analisa a chegada de mais um atacante para o elenco?
Fica mais forte, ele é um grande jogador, já provou sua característica e chega para nos ajudar. Espero que esteja disponível o mais rapidamente possível. O Corinthians precisa de grandes jogadores no elenco, porque o Brasileiro é longo, tem contusões, cartões. Quanto mais gente para ajudar, melhor.
Dá para jogar com três atacantes, já que Adriano deverá ficar pronto no início do segundo turno?
Só o Tite vai saber se é possível escalar todo mundo. São grandes jogadores, o Corinthians está bem servido, espero que eles se recuperem logo, pois o grupo está se fortalecendo cada vez mais no Brasileirão. Todos ganhamos com isso.
- Matéria
- Mais Notícias















