Chelsea e Inter de Milão: as viúvas de José Mourinho

- Matéria
- Mais Notícias
Foi só sair o boato de que José Mourinho pode não continuar no Real Madrid na próxima temporada, que seus antigos fãs pediram o português de volta.
A Inter de Milão e o Chelsea passam fases complicadas e as torcidas gritaram pelo retorno do técnico, que foi vencedor em ambos no passado. No último clube antes do Real Madrid em que esteve, a Inter de Milão, foi bicampeão italiano e levou a Liga dos Campeões. O último título europeu tinha sido em 1964. Desde que saiu, o Nerazzurri não tem uma boa sequência. E nesse ano, entrou em uma crise que não esperava.
Imprensa acredita que Ranieri não tem controle do vestiário (Foto: Reuters)
Com Claudio Ranieri, a equipe começou o Italiano perto da zona de rebaixamento. Teve uma boa fase, chegando a animar a torcida. Até sexta-feira passada. De forma melancólica, a Inter perdeu em casa por 3 a 0 para o Bologna. Já são três derrotas seguidas. Com o resultado, os gritos para Mourinho retornar à Itália começaram a ecoar nas arquibancadas. O capitão Zanetti apoia a permanência de Ranieri no clube, pelo menos no discurso após o jogo.
- Não há dúvidas de que há sincronismo entre time e técnico. Nós estamos juntos - garantiu.
Já o Chelsea achou que teria um sucessor de Mourinho ao contratar André Villas-Boas. Ele era auxiliar do técnico, e resolveu pelo trabalho solo em 2010. Fez sucesso no Porto e (assim como ocorreu com Mourinho em 2004) foi para os Blues. Mas o atual 5º lugar no Inglês e o empate de 1 a 1 de sábado contra o Birmingham, da Segundona, pela FA Cup, obrigaram o pupilo a ouvir o nome do antigo mestre.
Villas-Boas trabalhou com Mourinho (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)
DIRETOR DIZ QUE NÃO SAI
O dirigente Emilio Butragueño, do Real, descarta uma saída do treinador, que até já pensa no futuro.
- Ele tem mais dois anos de contrato e está feliz. A pré-temporada já está planejada - garante.
O poder de persuasão para tirá-lo do Real terá de ser grande.
COM A PALAVRA: Massimo Basile - Corriere dello Sport
A Inter sofre com a falta de Mourinho, foi o treinador perfeito para uma equipe como a Inter, que, diferentemente do Milan, tem tradição de um jogo mais guerreiro. O Milan tem um futebol mais nobre, mais técnico. A Inter carece também de um técnico com personalidade, e alguns jogadores experientes sentem falta disso. Ranieri não tem controle do vestiário. É hora de a Inter acabar com o ciclo, que foi muito vitorioso. O presidente quer jogadores novos. E não acredito em sua volta.
COM A PALAVRA: Tim Vickery - BBC
Villas-Boas era um Mourinho, mas com muito menos experiência. Achei a contratação dele prematura, ele está sofrendo com isso. E pela pouca paciência de Abramovich, dono do Chelsea, cultura que ele mesmo criou, a torcida cobra. Acho possível que Mourinho volte, no Real Madrid ele tem um sério problema que se chama Barcelona, e lá ele tem a exigência de um estilo de jogo.No Chelsea, ele teria mais liberdade para armar do jeito que quiser, e menos cobrança por um estilo de jogo.
MOURINHO NOS OUTROS CLUBES
Chelsea (2004/2007)
Com o título europeu que conquistou no Porto em 2004, o russo Roman Abramovich quis Mourinho no Chelsea. Com muito dinheiro para contratações, conquistou sete títulos, sendo um bicampeonato inglês, uma FA Cup e duas Taças da Liga, mas não conseguiu o maior sonho do bilionário russo: a Liga dos Campeões. Acabou saindo em 2007 e ficou um tempo sem clube. Mourinho em seus outros clubes
Inter (2008-2010)
Depois de alguns meses, decidiu ir para a Inter de Milão. Teve uma passagem marcante pelo clube italiano. Venceu dois Campeonatos Italianos (o time vinha de um tri, chegando assim ao penta nacional), uma Copa da Itália e uma Supercopa, mas o auge foi a Liga dos Campeões de 2010. Em sua despedida, chegou a chorar ao abraçar Materazzi depois desta conquista.
- Matéria
- Mais Notícias