menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Centro de imprensa da Copa no Rio vai impactar turismo

Dia 27/10/2015
21:37

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Fifa anunciou nesta quinta-feira em Zurique (SUI) que a cidade do Rio de Janeiro foi eleita o quartel-general do Centro Internacional de Transmissão (IBC), que abrigará os profissionais de imprensa responsáveis por gerar as imagens da Copa do Mundo para todo o planeta. O local escolhido foi o Riocentro, em Jacarepaguá, que também recebeu o mesmo aparato durante o Pan Rio 2007.

Já confirmada como o palco da final da Copa de 2014, a cidade vê seus ganhos serem ainda mais potencializados com o anúncio oficial. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Ronald Ázaro, secretário Estadual de Turismo do Rio, informou que trabalha com uma injeção extra mínima de R$ 50 milhões apenas com a ocupação dos leitos em hoteis cariocas. Atualmente, a cidade conta com 55 mil leitos disponíveis, e a expectativa da secretaria é a de que novos 49 hoteis sejam erguidos, incluindo aí em áreas de cidades vizinhas.

O secretário não soube precisar o impacto econômico que os cerca de 15 mil profissionais – número estimado – causarão, mas reconheceu carências a serem resolvidas. Ázaro apontou novos leitos, nova sinalização de placas, qualificação profissional e material de divulgação de primeira como pontos a serem atacados neste momento.

Os ganhos totais em turismo ainda não estão fechados, entretanto, pesquisa realizada pelo Riocentro apontou que, nos últimos dois Mundiais, a cidade que recebeu o IBC foi palco de 70% das matérias produzidas – não contando as sobre as partidas. Isso significa mais exposição, mais mídia espontânea e... Mais dinheiro no cofre.

O IBC PASSO A PASSO

Definição
Espaço destinado às emissoras de rádio e televisão que possuem direitos de transmissão de algum evento internacional. Antes de serem vinculadas pelo mundo, as imagens são geradas num controle mestre.

1974
Pela primeira vez, a Fifa inaugura o Centro de Transmissão Internacional durante a Copa do Mundo da Alemanha. A cidade de Munique é a primeira a receber as mídias.

2007 
As imagens das modalidades olímpicas do Pan Americano, do Rio de Janeiro, foram transmitidas a partir do IBC, no Riocentro.

Setembro de 2010
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, visita o Rio de Janeiro, elogia estrutura e dá a entender que a cidade seria escolhida.

Dezembro de 2010
São Paulo e Brasília se organizam e entram na briga pelo IBC, fato que não surpreende Márcia Lins, secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. "A decisão é técnica, e não política. A Fifa montará o seu xadrez de acordo com o oferecimento e a
possibilidade de cada um. O Rio de Janeiro segue forte na briga", declarou ao LANCE!

Janeiro de 2011
Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, apresentam, oficialmente, suas candidaturas. A capital fluminense é a única a oferecer dois locais (Riocentro e Centro de Convenções Sul América).

Maio de 2011
Após reunião na Suíça, a Fifa e o COL confirmam que o Rio de Janeiro será a cidade sede do IBC.

___________________________________________________________

Bate Bola com Marcia Lins
secretária estadual de esporte e lazer do rio, em entrevista exclusiva

Como esse anúncio da Fifa pode ser medido em termos do impacto que isso causará na cidade?

Acho que acabamos de conquistar os dois meses mais importantes dos próximos anos do Rio de Janeiro. Com a imprensa do mundo inteiro, o Rio, de uma certa forma,  será a cara do Brasil para o mundo ao longo da Copa do Mundo.

O impacto econômico já pode ser medido de forma concreta?

A área escolhida (Riocentro, em Jacarepaguá) tem uma vocação na questão da indústria do audiovisual. É como atirar um fósforo em um terreno propício a pegar fogo. A região vai bombar, vai ser a consolidação dessa indústria. Teremos chance de distribuir isso pela cidade e antecipar o crescimento econômico para as próximas décadas.

Essa escolha indica que o Rio de Janeiro é uma candidata real a receber também a abertura da Copa?

O caderno de encargos da final é o mais duro do Mundial. Temos condições de receber a abertura, sim, mas a Fifa vai decidir tudo de forma técnica. Torço para que São
Paulo tenha uma participação efetiva em 2014, mas isso não significa que não tenhamos condições de realizar a abertura também.

Qual a próxima vitória que a cidade pretende conquistar?

A mais importante de todas: a consolidação da cidade como uma potência esportiva.

  • Matéria
  • Mais Notícias