Câmara deve ouvir ex-funcionária do Rio-2016 acusada de copiar arquivos confidenciais
- Matéria
- Mais Notícias
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira, requerimento do deputado federal Romário (PSB-RJ) de convite à ex-tradutora do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, Renata Santiago. A funcionária foi demitida junto de outros oito funcionários sob a acusação de terem copiado arquivos confidenciais do Comitê dos Jogos de Londres-2012 (Locog). O Comitê Rio-2016 alegou que houve quebra da cláusula de confidencialidade para tomar tal decisão.
O deputado federal também obteve a aprovação para que Rodrigo Hermida, ex-funcionário do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 (Co-Rio), e hoje gerente de voluntários do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), seja ouvido pela comissão. Demitido há seis anos, ele é suspeitode ter copiado, sem autorização, dados da empresa multinacional Event Knowledge Services (EKS) que, então, prestava serviços ao Co-Rio.
Segundo Romário, tanto Renata quanto Rodrigo podem esclarecer o episódio do furto de documentos sigilosos nos dois eventos esportivos.
- A Renata poderá explicar, por exemplo, que tipo de informações teriam sido furtadas e em quais circunstâncias. A sociedade brasileira merece esta resposta - afirmou o deputado federal.
Procurada pela reportagem do LANCENET!, Renata disse que ainda não foi comunicada sobre o assunto. E que terá de consultar seu advogado para definir se irá ou não à Câmara dos Deputados.
Romário também convida Nuzman e membro do COI
A Comissão de Turismo e Desporto também aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, requerimento de Romário para convidar o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman. O deputado quer que o dirigente esclareça os critérios de concessão e distribuição de ingressos que serão vendidos para as Olimpíada de 2016.
Em outro requerimento, também aprovado por unanimidade, Romário convidou o membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Patrick Hickey. Há duas semanas, Romário, em discurso que seria proferido na Câmara, mas, por falta de quórum foi cancelado e teve de ser publicado no site oficial do deputado, afirmou que o irlandês estaria envolvido em um esquema de desvios e superfaturamento de ingressos durante os Jogos de Londres.
Em nota oficial distribuída quando Romário publicou seu discurso em seu site, o Comitê Rio-2016 disse que "está na fase inicial da elaboração do plano operacional de venda de ingressos para os Jogos Rio-2016, o qual definirá, por exemplo, categorias e preços, quantidade e disponibilidade, entre outros itens. A venda de ingressos no Brasil é de responsabilidade do Rio-2016, que realizará, no final de 2013, um processo público de seleção da empresa que irá fornecer o sistema de venda dos ingressos".
- Matéria
- Mais Notícias















