menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasília e Fla iniciam fase final da Sul-Americana contra tabu de argentinos

Dia 27/10/2015
21:55

  • Matéria
  • Mais Notícias

Brasília e Flamengo terão uma parada dura para sair de Corrientes (ARG) com o bicampeonato da Liga Sul-Americana de Basquete.

Não bastasse jogar o quadrangular final em território rival, as equipes do país terão de superar um incômodo retrospecto. Nos quatro jogos entre brasileiros e argentinos na atual edição do torneio, os hermanos saíram vencedores de todos.

Considerando o campeonato da última temporada, o panorama é ainda pior. São oito triunfos argentinos contra apenas um brasileiro.

Os dois finalistas já foram vítimas dos times da Argentina nesta Sul-Americana, na primeira fase. Em Mar del Plata (ARG), o Flamengo acabou superado pelo Peñarol por 77 a 72. Em casa, os brasilienses perderam para o Regatas Corrientes por 93 a 91. Coincidentemente, estes dois confrontos abrem o Final Four nesta terça-feira.

O Rubro-Negro, campeão em 2009, entra em quadra às 21h (de Brasília). Na sequência, será a vez de o Brasília, campeão em 2010, estrear no quadrangular decisivo.

- Aquele jogo na fase inicial (contra o Peñarol) foi decidido no final, foram detalhes. Mas a Argentina está, de fato, um pouco à frente. Está colhendo os frutos por ter uma liga organizada há muito mais tempo. Eles (argentinos) também fazem tudo taticamente certinho, são educados, diferentemente da maioria dos times brasileiros – afirmou o ala flamenguista Marquinhos, que terá a missão de liderar o time na ausência de Marcelinho, com uma lesão no joelho direito.

Um dos jogadores mais experientes do Brasília, o ala-pivô Guilherme Giovannoni concorda com o ponto de vista de seu companheiro de Seleção.

- Eu não acredito que eles (argentinos) joguem um melhor basquete, mas eles têm uma obediência tática muito maior, jogam melhor no cinco contra cinco. Apesar disso, não vejo eles como favoritos disparados neste quadrangular – afirmou o jogador.

Além da rivalidade entre brasileiros e argentinos, o Final Four terá amanhã o confronto entre Flamengo e Brasília. O clássico da semana passada terminou em uma pequena confusão, após uma discussão do técnico José Neto com Alex e Nezinho. Ingredientes não faltam para um tenso Final Four.

Chance para reduzir desvantagem

Como o Final Four deste ano reúne apenas equipes do Brasil e da Argentina, será uma ótima chance para os brasileiros diminuírem a vantagem histórica dos hermanos neste torneio.

Até hoje, em 17 edições realizadas, os times do país vizinho ficaram com a taça em 11 oportunidades, sendo o Atenas de Córdoba o maior vencedor, com três títulos.
Os quatro times envolvidos na disputa deste ano já conquistaram o torneio. Todos possuem uma taça. Assim, o vencedor em Corrientes se igualará a Libertad Sunchales (ARG) e Vasco na segunda posição na galeria dos campeões.

Até 2009, as finais eram realizadas em um playoff em melhor de três ou cinco jogos. Desde então, foi adotado o modelo de um quadrangular final.


TABELA DE JOGOS + REGULAMENTO

Terça-feira

21h – Peñarol (ARG) X Flamengo
23h10 – Regatas (ARG) x Brasília

Quarta-feira

21h – Flamengo x Brasília
23h10 – Regatas (ARG) x Peñarol (ARG)

Quinta-feira

21h – Peñarol (ARG) x Brasília
23h10 – Regatas (ARG) x Flamengo

Quem somar mais pontos ao fim do quadrangular fica com a taça. Em caso de empate entre duas equipes, vale o confronto direto. Caso três equipes terminem empatadas, será campeão quem tiver o melhor saldo de pontos no confronto entre eles.

  • Matéria
  • Mais Notícias