menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Atletas da Seleção Brasileira de taekwondo são suspensas por doping

Anderson Silva e Stephan Bonnar - Coletiva UFC Rio 3 (Foto: Agência Lance!)
imagem cameraAnderson Silva e Stephan Bonnar - Coletiva UFC Rio 3 (Foto: Agência Lance!)
Dia 28/10/2015
06:23

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) anunciou nesta quarta-feira que as atletas Leidiane de Aguilar Santos e Julliany Santos Ferreira, ambas da Seleção Brasileira adulta, foram suspensas por seis meses por terem sido flagradas em exame antidoping. Elas testaram positivo para a substância hidroclorotiazida, um diurético que proporciona, entre outros efeitos, a redução de peso. Não foram reveladas as datas e as competições em que elas realizaram os testes.

Em esportes de luta, como taekwondo e judô, os diuréticos podem ser usados ilegalmente para que o competidor não extrapole o limite de peso de sua categoria. Mas, no caso das duas atletas, a CBTKD entendeu que elas não agiram de má-fé.

- No caso da atleta Leidiane, entendemos que a substância proibida não foi ligada ao esporte, porque foi a mãe da atleta que lhe deu o comprimido para curar uma dor de cabeça. Já no caso da Julliany, a atleta tomava diariamente um suplemento de substâncias que deveriam ser todas naturais, chá verde e cafeína, mas estava contaminado pelo diurético. Logicamente, foram consideradas as atenuantes de primeiro caso de doping, idade das atletas e propriedade das substâncias encontradas, mas certamente elas serão punidas com maior rigor em uma próxima oportunidade - disse Bernardino Santi, médico da confederação.

O julgamento das atletas foi realizado na última semana, no primeiro painel antidoping que a CBTKD realizou em sua história, e que teve como membros, além de Santi, o advogado Cristiano Caús e Paulo Eduardo Darski Rocha.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias