menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Apesar de veto da Conmebol, Santos tenta inscrever Bernardo na Libertadores

Dia 27/10/2015
21:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

O departamento jurídico do Santos se mobiliza para que o clube consiga utilizar o meia Bernardo na próxima fase da Copa Santander Libertadores.  Segundo a diretoria alvinegra, o regulamento do torneio sul-americano é dúbio e abre brecha para que o apoiador defenda o Peixe caso o time se classifique para a próxima fase da competição.

O jogador, contratado por empréstimo na última semana, foi inscrito na Libertadores pelo Vasco, mas não atuou. Dono da camisa 20, ele ficou na reserva em partida contra o Nacional (URU), em São Januário, e não entrou no jogo. Como o regulamento do torneio determina que "um jogador não poderá atuar por mais de um clube no mesmo torneio", o Santos entende que poderá utilizá-lo, afinal, ele não jogou de fato.

- Há uma dupla interpretação. Podemos tentar convencê-los (Conmebol) por o Bernardo não ter entrado no jogo e, mesmo como reserva, não ter sido advertido com cartão. Se isso tivesse acontecido, nossa chance seria inexistente. disse João Vicente Gazolla, advogado do Santos.

Contudo, o Peixe só começará a tentar persuadir a Conmebol quando Bernardo assinar contrato e for registrado no clube, o que deve acontecer na próxima semana, após aprovação em exames médicos.

Gazolla explica que se o caso fosse no Brasileirão Bernardo poderia ser inscrito pelo Santos, já que o Regulamento Geral das Competições é mais específico, e considera atuante apenas o jogador que entrou em campo ou foi advertido com cartão. Esse será um dos argumentos do clube, apesar de hierarquicamente a regra da Conmebol se sobrepor.

A situação enfrentada pelo Santos é parecida com a do Flamengo, que estuda contratar Adriano e utilizá-lo na Libertadores. O Imperador foi inscrito no torneio pelo Corinthians, mas, diferentemente de Bernardo, sequer ficou na reserva. Mesmo assim, a Conmebol informou ao Rubro-Negro que Bernardo não poderia defender o clube carioca na atual edição do torneio.

Ciente do posicionamento da entidade que organiza o futebol sul-americano, o Peixe reconhece que terá dificuldades.

- Sabemos que é pouco provável, mas a gente vai trabalhar para isso - disse Odílio Rodrigues, vice-presidente do clube.

Uma "parceira" com o Flamengo para tentar convencer a CBF não está descartada.

- Nossa tentativa independe da deles, mas, ocasionalmente, podemos unir forças - finalizou Gazolla.








  • Matéria
  • Mais Notícias