menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Apesar de críticas, Allianz diz que manterá opções de nomes para Arena

William (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
imagem cameraWilliam (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Dia 26/10/2015
19:18

  • Matéria
  • Mais Notícias

Na internet, torcedores do Palmeiras já se manifestaram pelo desejo de que o nome da nova arena do clube faça ao menos uma lembrança ao antigo Palestra Itália - opção rechaçada pela Allianz, detentora dos naming rights do estádio. Apesar das reclamações e apelos em redes sociais para que Allianz Palestra fosse cogitado, a seguradora alemã diz que manterá as três opções que colocou em votação para o público: Allianz Parque, Allianz 360º e Allianz Center.

A enquete para definir o nome da Arena acontece na página oficial da Allianz no Facebook, e no site do estádio (http://www.novaarena.com.br). Quando anunciou oficialmente o contrato, o presidente da empresa no Brasil, Edward Lange, informou que as opções escolhidas não continham o Allianz Palestra para não enfraquecer a marca, que detém os naming rights por pelo menos 20 anos - com possibilidade de renovar por mais dez. 

De acordo com a explicação da seguradora, Allianz Parque já é uma opção que remete à história do Palmeiras, pois o Palestra Itália era também chamado de Parque Antarctica. As outras duas opções fazem alusão ao fato de o local ser multiuso, uma arena não apenas para jogos de futebol, mas também para outros eventos.

Este foi um dos principais fatores que fizeram a Allianz acertar com a WTorre, depois de analisar diversos estádios no Brasil. As partes consideram que a futura casa do Verdão tem um caráter de ineditismo e inovação no País; por isso, escolheram o projeto, que para eles não está focado apenas no futebol.

Ao explicar o porquê de não colocar algo mais ligado ao Palmeiras no nome do estádio, a seguradora utilizou o exemplo da Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique e do Munique 1860. Segundo eles, "o patrocínio é dado ao esporte", não ao clube. Além dele, outros três estádios recebem o nome da empresa, todos "genéricos": Allianz Park (Londres), Allianz Rivera (França) e Allianz Stadium (Austrália).

- Há a preocupação de que com um nome individualmente muito forte, depois caia a palavra Allianz e fique só Palestra, Coliseu, ou algo do tipo. E com nomes mais genéricos, como Parque, Center, fica parte integrada do nome. E foi essa a recomendação depois que fizemos depois do estudo com a Interbrand - disse Lange, no lançamento da parceira, no fim de abril.

A escolha não passou pelo Palmeiras, mas o presidente Paulo Nobre avisou que o clube apoiava as opções e respeitaria aquela que fosse a vencedora. Ainda que não use Palestra no nome, o diretor de negócios da WTorre, Rogério Dezembro, contou que o antigo estádio ainda terá sua marca no memorial da Arena, além de ações de marketing que a construtora deve realizar em breve.

A enquete está aberta para votação até o dia 20 de maio. O anúncio deve ser feito entre o final deste mês, início de junho. Marcos e algumas estrelas já definiram o 'favorito': Allianz Parque. Até agora, mais de 300 mil votos já foram computados. O novo estádio do Palmeiras deve ser entregue no primeiro trimestre de 2014 e a WTorre sonha em realizar um evento nos moldes do Super Bowl na estreia.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias