Ansioso pela estreia de Zizao, Tupãzinho relembra passagem do último asiático pelo Corinthians
- Matéria
- Mais Notícias
A torcida alvinegra vive a expectativa de ver a estreia de Zizao, nesta quarta-feira à noite, em Varginha, diante do Cruzeiro. Após 230 dias esperando por uma oportunidade no time, o atacante chinês, enfim, pode se tornar o quarto asiático a vestir a camisa do Corinthians em 102 anos.
O último corintiano originário da Ásia foi o meia japonês Koichi Hashimoto. Nascido em Tóquio, o jogador, então com 25 anos, realizou um período de estágio no Parque São Jorge em 1994. Assim como Zizao, Koichi foi contratado por razões de marketing e jogou apenas duas partidas.
As duas chances do japonês no time foram dadas pelo técnico Carlos Alberto Silva em uma exercussão do Corinthians ao Japão, entre o fim de fevereiro e o início de março de 1994. Na ocasião, a equipe paulista enfrentou o Yokohama Flügels (JAP) e o Hiratsuka Belmare (JAP). Vitórias por 2x0 e 7x4, respectivamente.
Koichi começou ambos os jogos no banco de reservas e entrou no segundo tempo no lugar de Tupãzinho. Em entrevista ao LANCENET!, o ídolo corintiano, hoje vereador na cidade de Tupã, no interior paulista, fez uma análise da curta trajetória do japonês no Corinthians.
- O Koichi jogava bem. Ele era bom jogador, tinha habilidade e se destacava pela velocidade. Ele adorava chutar para o gol (risos). Infelizmente, teve poucas oportunidades. Naquela época, todo mundo olhava com desconfiança um jogador vindo do Japão. Mas ele tinha um potencial danado - declarou o ex-jogador, que também exerce o cargo de treinador do Tupã Futebol Clube, time que disputa a última divisão do futebol paulista.
- Apesar de ser brincalhão e ter aprendido o português rapidamente, ele era reservado e tinha medo de sair à noite. Do treino, ele costumava ir direto para o hotel onde morava - complementou.
Após 18 anos da pífia passagem de Kiochi, o Corinthians volta a contar com um atleta asiático no elenco. Apesar de achar Zizao apenas uma "aposta publicitária", Tupãzinho não vê a hora de acompanhar o chinês em campo.
- Zizao já é marketing, né? Mas estou ansioso para vê-lo jogar hoje (quarta-feira). Já está na hora, não? Se o Zizao continuar encostado, ele vai ficar que nem o Koichi. O Zizao merece uma oportunidade, ruim de bola ele não deve ser. O Corinthians não ia contratar um jogador que não sabe dominar uma bola - brincou.
Os outros dois asiáticos que defenderam o Corinthians foram os libaneses Nasi (1929) e Adnan (1965 a 1970). O primeiro era volante, enquanto o segundo era atacante. Será que Zizao vai ser o quarto da lista nesta quarta-feira? Depende de Tite...
OS JOGOS DE KOICHI PELO CORINTHIANS
Yokohama Flügels (JAP) 0 x 2 Corinthians
Competição: Amistoso internacional
Data: 27/2/1994
Estádio: Coberto da Ilha de Okinawa (Okinawa, Japão)
Gols: Viola (2x)
CORINTHIANS: Ronaldo, Wilson Mano, Gralak, Henrique e Elias (Daniel); Moacir (Zé Elias), Ezequiel (Adil), Tupãzinho (Koichi) e Marcelinho Carioca; Viola e Rivaldo (Embu). Téc.: Carlos Alberto Silva
Hiratsuka Belmare (JAP) 4 x 7 Corinthians
Competição: Amistoso internacional
Data: 2/3/1994
Estádio: Tóquio Dome (Tóquio, Japão)
Gols: Viola, Tupãzinho (2x), Marcelinho Carioca (2x), Tasaki (contra) e Marques (COR); Betinho (2x), Embu (contra) e Watanabe (BEL)
CORINTHIANS: Ronaldo (Wilson), Wilson Mano (Daniel), Gralak, Henrique (Ezequiel) e Elias; Moacir, Embu, Tupãzinho (Koichi) e Marcelinho Carioca (Adil); Viola (Marques) e Rivaldo (Zé Elias). Téc.: Carlos Alberto Silva
FICHA TÉCNICA
Nome: Koichi Hashimoto
Nascimento: 13/01/1969, em Toquio (JAP)
Posição: Meia
Período no Corinthians: 1994
Outros times: XV de Jaú (1987 a 1989), Central-PE (1990 a 1992), Kashiwa Reysol-JAP (1995 a 1996), Fukushima-JAP (1997), Juazeiro-BA (1999), Paraná (2001), Santa Cruz (2001 a 2002), Luziânia-GO (2002)
- Matéria
- Mais Notícias















